2012/12/09

YouTubers Banidos do Adsense


Não é difícil encontrar histórias de "horror" na internet, em praticamente todo o tipo de serviços... mas especialmente naqueles que envolvem dinheiro. Muitos são os casos de pessoas que viram o seu dinheiro ser retido injustamente por serviços como o PayPal, causando autênticas situações de pesadelo kafkiano.

No entanto, há também uma legião crescente de pessoas que tem descoberto que o "simpático" Google também tem outra faceta bastante menos sociável: que o digam os criadores de conteúdos no YouTube que tem sido banidos do Adsense sem explicação.

Em muitos casos, até se consegue chegar à origem do problema, já que se tratam de pessoas que colocaram Adsense nos seus vídeos - e nalguns casos, terão havido alguns fãs que, desejosos de "ajudar", clicaram repetidamente, na publicidade... o que rapidamente foi detectado como actividade suspeita pelo Google.

O caricato de toda esta situação é que, em vez de a acção recair sobre o causador do problema, o Google tem optado por simplesmente banir o detentor da conta Adsense - o que... é completamente absurdo. E uma vez banido, há muito poucas probabilidades de alguma vez se conseguir explicar a situação ou ultrapassar a barreira de respostas automáticas que o Google coloca, e que a certa altura apenas diz: caso encerrado e não responderemos a mais emails sobre esta questão.


Este problema do Adsense não se limita ao YouTube, sendo também conhecidos casos de empresas que clicam repetidamente nos anúncios dos "concorrentes" para mais rapidamente esgotarem o valor que tinham dedicado à publicidade - e tal como no caso indicado... também esse tipo de actividade pode resultar no encerramento da conta de quem utiliza (e sem qualquer consequência para quem a verdadeiramente a causou.)

O mais estranho, no meio de tudo isto, é: se o Google é capaz de detectar e identificar as actividades suspeitas no Adsense... então porque é que simplesmente não as ignora?

Se apanharem alguém a clicarem centenas ou milhares de vezes num anúncio, que ignorem todos esses cliques, e pronto. E que o façam em todos os casos suspeitos - mesmo que até saiam beneficiados por ignorarem alguns cliques que seriam reais. Sempre seria uma atitude bem mais condizente com o seu "don't be evil".

Senão... como alguns já começaram a ameaçar... qualquer dia temos grupos que começaram a clicar incessantemente no adsense de sites populares, com o único propósito de gerar actividade suspeita e possivelmente levar a que sejam banidos do Adsense.

4 comentários:

  1. Isto não tem nada a ver com o "Don't be Evil...".
    Parece mais um caso de bugs da Google e outras pessoas a abusar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seria do interesse da Google que o seu serviço ganhasse a reputação destes exploits? Isto prejudica-os a eles tanto como aos seus clientes pois afecta a sua reputação.

      Eliminar
  2. Para quando a comparação entre o Iphone 5 e o Samsung Galaxy S 3?

    ResponderEliminar
  3. Já há muito que digo o mesmo pois passei pelo mesmo "pânico"... ser banido do adsense. Razão: "cliques inválidos"

    Se detectaram cliques inválidos, reponham o dinheiro aos anunciantes (como eles dizem que fazem) e retirem o mesmo da conta do utilizador de adesense. Quem faz dinheiro com adsense hoje, quer tudo *menos* clicar de forma fruadulenta nos seus anúncios para ver a sua fonte de rendimento anulada. Esse é o pânico de qualquer utilizador de adsense.

    Hoje em dia a é muito mais fácil "quebrar as pernas" da concorrência.... está na ponta dos dedos à distância de uns cliques. Principalmente os que fazem negócio online e vivam do adsense.

    Nesse aspecto o google, nos tempos que correm, ainda é muito
    arrogante.

    ResponderEliminar