2012/12/09

Upgrade nas Portas de Hotel Electrónicas vai Ficar Caro


Lembram-se daquele caso de um hacker que demonstrou que havia um tipo de fechaduras electrónicas usado em milhões de portas de quartos de hotel por todo o mundo, podia ser aberto facilmente com recurso ao "hacking"?

Pois bem, se acham que os upgrades para os vossos smartphones tardam em chegar, mais desesperariam se soubessem que no caso da actualização das fechaduras isso é ainda mais demorado - e custa dinheiro. O fabricante das fechaduras está cobrar preços que variam entre os $6 e os $11 pela substituição das placas electrónicas, e $10 pela actualização do firmware. (Ora multipliquem isso por vários milhões... e verão que afinal até pode compensar ter falhas de segurança que obriguem a actualizações.)

A questão que coloco é: estaremos "condenados" a que este tipo de coisa se torne cada vez mais comum? Já temos tido casos de televisões, automóveis, e outros equipamentos que necessitam de actualizações para corrigir bugs e falhas de segurança.

Numa altura em que nos vamos dirigindo para uma verdadeira "internet of things" onde quase todos os equipamentos irão estar ligados à internet, teremos a vantagem dessas actualizações poderem ser mais facilmente disponibilizadas em tempo útil. Mas por outro lado... qualquer vulnerabilidade que exista e demore a ser corrigida significa que muitos mais equipamentos e pessoas estarão em risco de ver essas falhas exploradas por atacantes.


Por outro lado - não seria altura de as empresas serem obrigadas a especificar durante quanto tempo os seus produtos irão ter actualizações, correções de segurança, etc.? Coisas que estamos já habituados a ver nos sistemas informáticos e equipamentos relacionados, mas que poderá começar a fazer sentido também para todos os demais tipos de equipamentos: desde câmaras fotográficas e electrodomésticos... e até os nossos automóveis.

2 comentários:

  1. Parece-me uma excelente ideia a de os fabricantes terem um prazo em que terão que actualizar os seus softwares. Tipo os fabricantes de carros que têm que assegurar pesas durante 10 anos... Assim todos saberiam o que compravam no momento e para o futuro.

    ResponderEliminar
  2. E tipo, não termos que passar para a electrónica e informática em todos os aspectos da vida? Há muita coisa mecânica a funcionar bem. Se funciona, porque vamos mudar? Só porque é giro ser outro formato? :P

    ResponderEliminar