2013/01/01

2013 é o Ano dos "Gigantes" nos Smartphones


É sempre arriscado fazer-se previsões - ainda mais numa área tecnológica que está em rápida evolução (e mutação) como a dos dispositivos mobiles - mas há pelo menos um aspecto que me parece ser mais que certo... e que não será do agrado de todos: o tamanho dos smartphones!

Dos ecrãs diminutos de inferiores a 3" passamos para os os de 3.5" e 4", e em para 2013 prepara-se uma nova invasão de equipamentos com ecrãs de 5" e também 6" - e relembro que nas 7" já estamos a falar de tablets o Nexus 7 e muitos outros!

Não critico que muitas pessoas prefiram um smartphone com ecrãs espaçosos - eu próprio sempre fui um defensor de um tamanho de ecrã compacto (no caso dos iPhones), mas depois de ter passado umas semanas a brincar com um Galaxy S3, reconheci que seria obrigatório que o seu ecrã aumentasse um pouco mais (e que se veio a verificar com o iPhone 5). No entanto, há que encontrar um consenso... e mesmo agora achando que as 4" são um tamanho cofortável, não ignoro o facto de que há necessidade de equipamentos topo de gama de tamanho mais reduzido.

Por momento até pensei que a Samsung estivesse prestes a dar atenção a esse mercado, com o anúncio do Galaxu S3 Mini - mas infelizmente o nome "S3" foi mesmo só para enganar, pois trata-se de um smartphone de características já ultrapassadas face ao que se esperaria.

Espero que em 2013, a ilusão dos smartphones gigantes não faça esquecer que há quem deseje ter um equipamento topo de gama, mas sem que isso o obrigue a andar com um "tablet" no bolso. Com os ecrãs de alta-densidade que agora existem, até um ecrã de 3" poderá oferecer uma resolução excelente... e permitiria ter um equipamento ultra compacto que deixaria muita gente de boca aberta.

Vamos lá ver se algum dos grandes fabricantes nos conseguirá surpreender nesta área, explorando o extremo oposto da escala dos "tamanhos".

1 comentário:

  1. Outro dia estava numa reunião de "maduros". Devia haver uns 30, todos de óculos. Acho que é a principal explicação para os ecrãs grandes.

    Eu, como só uso óculos de ver ao longe, vou-me aguentando com o ecrã do iPhone 5. Já o Steve Wosniak que, pelo tamanho dos relógios que usa, vê mal ao perto, acha que a Apple devia produzir iPhones com ecrãs de vários tamanhos. Acho que ele ia preferir um de tamanho maior :)

    ResponderEliminar