2013/01/15

Sony usa Quantum Dots para LCDs com mais Cores


Já muitas vezes temos visto análises detalhadas a ecrãs que nos mostram a incrível diferença que pode haver entre dois LCDs. Hoje em dia, devido (talvez) à pouca exigência dos consumidores, é bastante normal ouvirmos pessoas falar muito bem deste ou daquele monitor... quando na realidade se trata de um ecrã que nem sequer é capaz de reproduzir as cores de forma minimamente aceitável.

É fácil fazerem o teste... se tiverem alguns LEDs por casa. Experimentem tirar uma fotografia a um LED de cor "pura" verde/azul/vemelha, e vejam que tal o vosso televisor ou monitor é capaz de reproduzir as cores que vêem ao vivo? Ok, também a máquina fotográfica não deverá ser capaz de captar tais cores - mas mesmo que fossem tentar encontrá-la nos milhões/biliões de cores que alguns fabricantes ainda publicitam com autocolantes colados no ecrã... não a encontrariam - pelo simples facto de o próprio painel não ser capaz de reproduzir essa gama de cores.


Os fabricantes não estão parados, e muitas têm sido as tentativas de arranjar forma de reproduzir essa game de cores expandida que se aproxime daquilo que os nossos olhos são capazes de ver. Nuns casos isso poderá envolver o recurso a lasers, noutros o uso de leds RGB, ou - numa solução mais económica que a Sony se prepara para trazer para o mercado... recorrendo aos Quantum Dots.


Estes quantum dots poderão ser encarados como filtros que transformam uma cor noutra, mas com muito mais precisão e gama de cores mais alargada. A Sony vai usar estes quantum dots para gerar cores mais puras que nunca (recorrendo a um backlight de luz azul, que depois é convertida em luz verde e vermelha "puras" - ao contrário do que acontece com os LCDs convencionais, com luz branca que depois atravesse os fitros RGB dos subpixeis.)

O resultado parece convencer, embora seja o tipo de coisa que tem que ser visto ao vivo, pois de outra forma um monitor convencional não será capaz de mostrar a "diferença" - da mesma forma que um ecrã a preto e branco não será capaz de mostra cores.

Vamos lá ver o que prepararão os restantes fabricantes em resposta a este novo regresso dos Triluminus da Sony (que originalmente dava uso a LEDs RGB para gerar este tipo de cores - mas com custos bem mais elevados.)

1 comentário:

  1. Existe uma diferença abismal entre a qualidade dos painéis Sony (Sharp c tenologia Sony) para a restante da concorrência, sendo que esta situação já vem da altura dos CRTs.
    A Sony e a Philips primam sobretudo pela qualidade dos seus componentes (Made In Japan) e reprodução mais fiel das cores que incidem nos seus painéis, e atualmente isso pesa um pouco no preço final ao consumidor como é o caso da tecnologia (Opti Contrast Panel). A minha preferência recai nestes em detrimento aos Samsung e LG que apesar de terem mais tecnologia (interface de controlo do ecrã) tem bastante pior qualidade na visualização do conteúdo. A minha constatação é que ao final de poucos anos os painéis LCD samsung e LG começam a apresentar os ditos defeitos típicos dos LCDs como linhas a atravessar os ecrãs na vertical, black pixel, etc... isto sintoma de deficiente controlo de qualidade.
    Agora quanto a esta tecnologia OLED sou como São Tomé "ver para crer" se não existirá surpresas desagradáveis ou se tudo será um mar de rosas como eles tentam transmitir....

    ResponderEliminar