2013/01/15
O Futuro do 4G em Todo o Lado são os Cubos
Bem sei que as redes 3G (e agora 4G) são o tipo de coisa que para a maioria das pessoas apenas coloca uma única questão: se funciona, ou não. Mas, por aqui não fazemos parte dessa maioria, e gostamos de saber como é que as coisas funcionam por trás dos bastidores, e apreciar a complexidade (ou simplicidade) das tecnologias utilizadas.
Se já todos saberão que, por muito que os operadores digam ter cobertura a 100% no território nacional, a verdade é que muitos de nós diariamente passarão por locais onde a cobertura 3G/4G é inexistente ou deixa bastante a desejar. Alguns operadores já disponibilizam formas de contornar ou ultrapassar isso, com coisas como o Sinal Max da Vodafone, que cria uma célula "pessoal" que vos permite fazer chamadas a partir de qualquer local com acesso à internet com velocidades suficientes, mas... o que queremos é que sejam os operadores a fazer esse serviço e não nós.
No caso da Alcatel Lucent, conseguiram criar um pequeno cubo que conseguirá criar uma rede celular LTE/4G em zonas de cobertura problemáticas, como estações de metro, parques subterraneos, centros comerciais, etc. Neste caso, é um cubo que se destina a ser instalado pelos operadores, mas... quem sabe se a próxima geração "v2.0" do Sinal Max não conseguirá ter formato compacto idêntico?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)