2013/03/04
Curiosity entrou em "Safe Mode"
Quando um computador encrava sem motivo aparente, na maior parte das vezes poderá causar um enorme frustração mas é algo que normalmente pode ser resolvido com o habitual "reiniciar". Quando se trata de um servidor, aí as coisas são um pouco mais críticas - e por isso mesmo se utilizam módulos de memória com correcção de erros, para evitar que um simples bit alterado acidentalmente possa encravar a máquina toda. Mas ainda assim, podemos sempre ir lá trocar uma peça avariada ou resolver o assunto - algo bem diferente quando se trata de um computador que está a milhões de quilómetros de distância, na superfície de Marte.
A Curiosity teve um problema de memória que fez com que tivesse que entrar em modo de segurança enquanto espera que o seu computador secundário de backup fique operacional. Embora o hardware utilizado na Curiosity esteja preparado para resistir ao inóspito ambiente espacial, com radiação excessiva que poderia facilmente corromper sistemas electrónicos "normais", ainda assim há limites para o que pode suportar.
Mas, a equipa está confiante que o que aconteceu não irá causar danos permanentes, e depois de o computador secundário estar a tomar conta das operações, irão fazer novos testes para tentar reactivar o computador primário.
Esperemos bem que não seja preciso enviar lá um astronauta para carregar numa tecla depois do reboot como em tempos idos acontecia com a famosa mensagem: "teclado não detectado, carregue em F1 para continuar". ;)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Será que instalaram o windows vista?
ResponderEliminarpress F1 <--- to continue :)
ResponderEliminarTodas as BIOS *ainda* trazem esse "erro"
Não acredito que as UEFI ainda digam isso... dizem? :)
Eliminar