2013/04/04
Seagate Lança disco de 4TB com pratos de 1TB
Não é o primeiro disco de 4TB a chegar ao mercado, mas este disco da Seagate é o primeiro a fazê-lo usando apenas 4 "pratos" internos, com a capacidade de 1TB cada.
Embora poucas pessoas se tenham aventurado a espreitar o que existe no interior de um disco rigido (muitos nem sequer terão visto um disco "por fora", já que estão escondidos no interior dos seus computadores), um disco é na realidade constituído por vários discos físicos (embora hoje em dia o mais habitual sejam os discos com 1 ou dois "pratos" - vou usar o termo prato para que não haja confusão entre "disco" e os "discos" que o compõe).
É esta a forma mais simples e prática de aumentar a capacidade de armazenamento de um disco assim que se atinge a densidade máxima de informação num único prato. Ou seja, se um único prato for capaz de armazenar 500GB, podemos juntar dois para fazer um disco de 1TB, ou quatro para um disco de 2TB.
A novidade no caso deste Seagate é terem trazido para o mercado um disco que consegue ter 1TB num único prato, e com os 4TB de capacidade total. Estará disponível por um preço nada exorbitante de $190 dólares... e já estou a imaginar que se tornará no melhor amigo daqueles que por hobby ou por obrigação têm que armazenar terabytes de informação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não percebo porque acabaram com os discos de 5-1/4" pois a área útil de um prato ligeiramente maior permitia quase triplicar a capacidade sem mais pratos, ou seja em termos de custo de fabrico teria uma relação custo/mega muito melhor... o tempo de acesso é irrelevante para armazenamento de grandes ficheiros e para fazer backups.
ResponderEliminar