2013/04/04

Páginas do Google+ ganham Imagens Gigantes



O Google+ saudou-me ontem com uma mensagem que me incentivava a dar uso às novas fotos de perfil das página, e eu... lá lhe fiz a vontade, sem saber muito bem no que me estava a meter. Agora é possível usar imagens de maiores dimensões, mas mal sabia que que as novas imagens ocupariam mais de metade da página!

Chamem-me antiquado, mas pessoalmente continuo a preferir que o destaque seja dados aos conteúdos e não aos "embelezamentos". E embora quando se faz scroll para baixo a imagem eventualmente passa a ocupar apenas uma pequena secção no topo (nunca desaparecendo, o que também poderia criticar-se), a verdade é que para quem quiser visitar a página várias vezes por dia, em vez de conseguir ver os dois ou três últimos posts... terá obrigatoriamente que dar uso ao scroll para espreitar aquilo que realmente quer ver: os tais conteúdos.

Acho extremamente caricato que com os monitores de alta resolução que temos actualmente, se acabe por se conseguir ver menos informação "efectiva" por ecrã do que a que se tinha num velhinho monitor CRT em modo de texto. Sim, a apresentação é outra, temos imagens, icons, fotos dos nossos contactos, e um sem número de melhoramentos que muito são bem vindos. Mas... será assim tão difícil perceber aquilo em que as pessoas estão interessadas em que lhes deveria ser facilitado - em vez de dificultado ou escondido?

... Ou será que faço parte de uma minoria, e a maioria das pessoas já nem quer saber que coisas estão por lá escritas desde que tenha "uma imagem bonita"?

2 comentários:

  1. Chama-se Usabilidade! Neste caso a falta dela...

    ResponderEliminar
  2. Fruto dos tempos que vivemos... Dá-se mais importância à imagem do que ao conteúdo...

    ResponderEliminar