2013/05/03

Google nega Consumo Excessivo de Bateria no Google Now no iOS


A chegada do Google Now ao iOS fez levantar algumas suspeitas de consumo excessivo de bateria. Um problema que no entanto poderá ser um pouco psicossomático, pelo facto de os utilizadores verem o símbolo do serviço de geolocalização sempre ligado nos seus iPhones. É que ao contrário do que acontece com uma App de GPS, que mantém o GPS permanentemente activo - diminuindo significativamente a autonomia - o Google Now, à semelhança do que faz o Google Latitude, utiliza modos de localização mais "poupados", recorrendo às células de telecomunicações e redes WiFi que detecta nas proximidades.

Uma vez que eu sou utilizador do Latitude "desde sempre", o Google Now teve impacto zero na autonomia - mas a recomendação do Google é que testem que tal o Now se comporta no vosso iPhone, e vejam se realmente causa algum consumo anormal. Na maior parte dos casos, poderão comprovar que o consumo adicional não é significativo (nos outros... aconselham a que lhes digam as vossas impressões através da funcionalidade de feedback existente na própria app).

Que tal tem sido a vossa experiência? Têm notado alguma diferença de autonomia significativa? (E se sim, já eram utilizadores do Google Latitude ou não?)

6 comentários:

  1. Realmente depois de instalar o aplicativo a duração de bateria diminuiu drasticamente, queria saber qual é o problema do Google com elas, tudo que eles fazem drena uma energia absurda.

    ResponderEliminar
  2. Como achava impossível que o Google Now fosse totalmente inútil, andei bastante à volta dele para ver se me estava a escapar alguma coisa. Mas não, continuo a não lhe ver nenhuma utilidade.

    É preciso pesquisar 50 vezes a mesma coisa para que crie um cartão de uma notícia que se quer acompanhar. Às tantas o cartão desaparece e já não se consegue recuperar.

    Está-me a escapar alguma coisa ? Alguém usa, realmente, o Google Now ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os dias! :)
      No IOS perde muita da piada por obrigar a abrir a App do Google. No Android podes tê-lo sempre no ecrã via widget (ou notificações) o que é bem mais agradável. E vai-me dando as indicações à medida do que preciso, sem ter que fazer nada: que está na hora de sair para ir para o trabalho/regressar a casa/ir para os eventos agendados; notícias importantes; estado do tempo; etc.

      Tudo aquilo que normalmente temos que ser nós a ir ver manualmente... aqui aparecem "por magia".

      Eliminar
    2. Como é que crias um cartão no iOS ?
      Como o Google Now apareceu no dia do Marítimo-Benfica achei que dava jeito para ver como era a actualização de notícias. Ao fim de pesquisar 50 vezes por Marítimo-Benfica lá criou um cartão e ia actualizando os resultados durante o jogo.

      Quando desaparece como fazes para voltar a aparecer ?
      De "origem" traz um cartão com as fotografias da zona que não é lá grande coisa, mas enfim dava para experimentar. Deslizei-o para a esquerda (ou direita), foi-se e não voltou.

      Que cartões são possíveis ? Como fizeste para fazer isso que dizes ?

      A única coisa que me diz é +/- isto "Volte mais tarde que teremos um novo cartão disponível."

      Eliminar
    3. Não crias cartões... a ideia é mesmo não teres que te chatear com nada. (Excepção feita nalguns casos, como nos clubes desportivos, onde podes especificar os que te interessam).

      De resto, vai buscar as tuas informações ao Google Calendar, Gmail, histórico do Latitude, pesquisas do Google, etc. para "calcular" o que deve apresentar.

      Quando deslizas o cartão para o lado estas a dizer que já não o queres ver.

      (No caso de pessoal que não usar nada do Google... não faço ideia que tipo de informação irá apresentar)

      Eliminar
  3. Estou a usar no iOS (iPhone 4S), e mostra-me exactamente o mesmo que me mostra no Nexus 4.

    Mas eu uso o calendário, o mail, o quase defunto reader, etc. E ele vai ajustando os cards, mais relacionado com os sítios que vou e as pesquisas que faço.

    Bem fixe.

    ResponderEliminar