2013/05/11

O Vidro é um Sólido e não um Líquido


Parece estar finalmente desmistificado um mito que perdura há muito tempo, de que o vidro não é um sólido mas sim um líquido com um nível de viscosidade ultra-elevado e que se movimentaria de forma que só seria perceptível após muitos anos. E os proponentes desta teoria davam como prova os vidros "ondulados" que podemos ver em janelas com centenas de anos, e onde o vidro parece ter "escorrido" para baixo (sendo o vidro mais grosso na base do que no topo).

No entanto, esse fenómeno é facilmente explicado pelo processo de fabrico dos painéis de vidro nessas épocas, que criava painéis com espessuras diferentes devido a um processo de centrifugação - sendo que durante a instalação dos mesmos, eram (logicamente) instalados com a parte mais pesada e espessa para baixo.

Agora, usando um pedaço de ambar com 20 milhões de anos, uma equipa de cientistas conseguiu comprovar que o vidro é de facto... um sólido. Embora tenha propriedades "líquidas" e de fluido quando aquecido a temperaturas extremamente elevadas, quando arrefece o vidro fica em estado sólido e não num estado de super-viscosidade.

E pronto... agora já podemos todos dormir descansados à noite, sabendo que os vidros das nossas janelas e aquários não irão "escorrer".


1 comentário:

  1. raios tenho de arranjar outro cliqué de suposto conhecimento cientifico para passar por inteligente :P

    ResponderEliminar