2013/10/04

Câmara Ultra HD 8K da Astro


Enquanto por cá vamos olhando para o Ultra HD 4K como uma tecnologia de sonho (que felizmente em descido de preço a uma velocidade vertiginosa, fazendo antever que daqui por pouco tempo esteja a preços "acessíveis") no Japão há quem já esteja de olhos postos no que virá a seguir: o Ultra HD 8K. A Astro é uma companhia japonesa que tem estado na vanguarda do Ultra HD, e que já tem uma câmara Ultra HD 8K (eles dizem que é a primeira camcorder 8K, mas devem-se ter esquecido que a JVC já tinha uma... em 2009!)

É difícil imaginar o que isto representa... pois se no Ultra HD 4K temos uma resolução equivalente a quatro ecrãs Full HD, nos 8K temos uma resolução equivalente a quatro ecrãs 4K... ou seja, dezasseis ecrãs Full HD, num total de 7680x4320 pixeis... a 60 frames por segundo!

Se fizerem as contas, verão a astronómica quantidade de dados que é necessário processar. Uma câmara com um sensor Full HD a 30fps terá um stream de dados de cerca de 60MB/s (ou 180MB/s se estiver a usar 3 sensores para canais R/G/B separados) - que serão depois processados e transformados num stream comprimido bastante mais poupadinho, usando codecs como o MPEG4 H264. Passando-se para uma câmara Ultra HD 8K a 60fps, passamos destes 60MB/s para 1.9GB/s(!), que claramente estão numa classe à parte (e se estivermos a falar de 3 sensores para o R/G/B... serão só 5.7GB de dados que terão que ser processados e comprimidos... por segundo!)

São valores astronómicos... mas por outro lado temos também que olhar para a evolução tecnológica a que temos assistido. Se há dois ou três anos ainda era incomum ter smartphones a gravar vídeo Full HD, hoje em dia já começam a surgir os primeiros smartphones capazes de gravar vídeo Ultra HD 4K. Quem nos diz que daqui por mais dois ou três anos estes requisitos para o vídeo 8K serão algo já perfeitamente ao alcance de um "smartphone"? (Ok, estou a ser demasiado optimista... mas pronto, que sejam cinco ou seis anos, eventualmente lá chegaremos... e já levamos uns anos de avanço sobre a primeira vez que vos contei o que é ver imagens 8K ao vivo.)

Por agora é que não há pressa em lá chegar. Para além de não haverem ainda ecrãs 8K (a não ser alguns projectores protótipos), esta câmara tem um custo estimado de cerca de $300 mil dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)