O Luis Costa não se cansa de acelerar os seus PCs, e conta-nos que tal se comporta um SSD da Toshiba de 256GB que promete velocidades superiores a 500MB/s em leitura e escrita.
A Toshiba tem uma longa tradição no mundo do armazenamento, mesmo que em muitas situações tal não aconteça de forma visível para ao grande público, porque aposta muito mais na integração nos seus produtos e de outros OEM. Os SSD são exemplo desta aposta, mas a marca parece agora querer inverter esta situação com o lançamento de uma nova série denominada de Q.
Depois termos iniciado a ronda de reviews aos SSD com o Hyper X 3K da Kingston, cabe agora a vez a um Toshiba de 256GB, série Q. O SSD está disponível em duas versões, simples ou em KIT. A versão que analisámos era composta apenas pelo SSD.
Dentro da caixa temos o SSD, protegido por uma bolsa de plástico e a documentação da praxe. Mais simples, impossível. O SSD está disponível em 3 capacidades, 128, 256 e 512GB. Testámos a unidade de 256GB.
Este SSD tem uma interface SATAIII, com uma velocidade (teórica) máxima de 6.0 Gbs. Utiliza memórias do tipo MLC de 19nm que permitem (segundo dados divulgados pela Toshiba) atingir uns interessantes 552/501 MB/s (leitura/escrita) nos testes realizados com a aplicação ATTO. A marca anuncia um MTTF de 1500000 horas e um consumo máximo de 2,5W.
A bateria de testes foi realizada num PC com Windows 8, uma motherboard Gigabyte H77M-D3H e um CPU i5.
Driver do controlador SATA
Software utilizado:
Resultados obtidos para ASSD, ATTO, CrystalDiskMark e HDTune, por esta ordem.
542/515 MB/s no ATTO estão em linha com os 552/501 MB/s anunciados pela marca. ASSD e CrystalDiskMark apresentam valores um pouco mais baixos, na ordem dos 5 a 8% menos.
O HDTune é o que apresenta valores mais baixos para leitura com uma média de 269 MB/s. O comportamento da leitura foi bastante estranho, com flutuações sequenciais entre os 250 e os 350 MB/s.
Apreciação Final
Como "primeira" abordagem ao mercado de consumo dos SSD, a Toshiba tem nesta série Q um produto de qualidade, capaz de garantir excelentes resultados. Os testes que realizamos são um bom indicador, e é de esperar que os SSD tenham um bom comportamento numa utilização diária. Se a este último aliarmos o histórico que a Toshiba tem neste campo, este SSD constitui-se numa boa aposta.
Apenas a lamentar o lado estético, menos conseguido. Este é um aspecto que não me preocupa particularmente, ainda mais quando se trata de uma peça que vai ficar fechada dentro de uma caixa. No entanto há quem não dispense o design . Todo o conjunto é demasiado simples e isso pode afastar alguns compradores. Sim... porque os olhos também comem!
Esta unidade de 256GB tem um PVP de cerca de 200€.
Toshiba SSD (256GB)
Prós:
- Desempenho
- Relação preço/performance
- Memórias MLC
Contras:
- Apresentação demasiado simples
Tenho um Lenovo U430 Touch que veio com um SSD Samsung 256Mb e o unico que posso dizer é que é fantástico nao ter pecas moveis, ruídos ou velocidades reduzidas! Por outro lado algo que as empresas se concentram é em velocidade estonteantes...que nao sao utilizadas 99% das vezes visto que em funcionamento, a esmagadora maioria dos sistemas nao usa nem metade do valor medio. Assim sendo deviam preocupar-se primeiro em aumentar a capacidade, reduzir precos E SO DEPOIS pensar em atingir os Gbyte por segundo...
ResponderEliminarTenho um Lenovo U430 Touch que veio com um SSD Samsung 256Mb e o unico que posso dizer é que é fantástico nao ter pecas moveis, ruídos ou velocidades reduzidas! Por outro lado algo que as empresas se concentram é em velocidade estonteantes...que nao sao utilizadas 99% das vezes visto que em funcionamento, a esmagadora maioria dos sistemas nao usa nem metade do valor medio. Assim sendo deviam preocupar-se primeiro em aumentar a capacidade, reduzir precos E SO DEPOIS pensar em atingir os Gbyte por segundo...
ResponderEliminar