A insistência do Google em obrigar que os seus utilizadores utilizem o Google+ à força, dê lá por onde der, conheceu recentemente uma nova táctica, com o YouTube a adoptar um novo sistema de comentários importado do Google+. Ou seja... se quiserem comentar num vídeo do YouTube, terão obrigatoriamente que ter conta no Google+; algo que fez com que um dos co-fundadores do YouTube regressasse ao activo no site, oito anos após o seu último comentário, para demonstrar a sua indignação.
Jawed Karim não teve papas na língua e colocou no seu canal um comentário que reflecte o que muitos outros utilizadores pensam destas manobras do Google: "Why the f*ck do I need a Google+ account to comment on a video?"
O Google argumenta que este novo sistema irá permitir reduzir a quantidade de spam e de comentários de baixa qualidade, fazendo com que os utilizadores vejam maioritariamente os comentários mais relevantes para si (feitos por amigos, ou pessoas com "boa reputação"), mas... não deixa de ser uma exigência que poderá ser considerada um pouco abusiva - tal como o é qualquer site generalista que exigisse a criação de conta no Facebook, ou outro serviço, para se poder comentar.
Ainda por cima, a mim irrita-me profundamente que o Google limite ao máximo as opções de partilha disponíveis no Google+, como se tivessem medo que as pessoas partilhassem esses conteúdos para fora! Custava muito ter a opção mais básica de todas, de um "send to email"? (Dica: é possível fazerem-no, introduzindo um email quando vos pergunta o "círculo" com quem querem partilhar... mas imagino que a maioria das pessoas nem o saiba.)
Bem... mas eu não serei exemplo... já que quando o Google tentou incentivar que também os blogs do Blogger passassem a usar os comentários via Google+, eu tenha torcido o nariz precisamente por não me parecer correcto obrigar que qualquer pessoa que aqui quisesse comentar tivesse que ter uma conta no Google+. E mais recentemente, o processo de personalização de endereços no Google+ também não correu nada bem. Desta forma... acho que o seguinte vídeo demonstra aquilo que grande parte dos utilizadores sente neste momento.
Até posso concordar com o Jawed, mas 8 anos sem utilizar o anterior sistema de comentários e voltar só para criticar... não será só para causar polémica??
ResponderEliminarMas as pessoas estão tolas da cabeça? O YouTube é um serviço da google sendo assim acho muito bem que unifiquem todos os seus servicos num único grande servico. Nada que ainda não tivesse sido feito anteriormente por outros... Dito isto gostava mesmo que a google mantivesse a sua posicao em relacao a este assunto.
ResponderEliminarQuanto a reacção co founder, não sabem se foi ele ou se a conta dele foi hackeada
Mas a questão é que se comenta pelo Google+ (rede social) e não pela Google Account (conta unificada)...
EliminarEu não quero o Google+ e acho uma seca só aceitarem comentários com o Google+. Querem assim? Azar deles.
ResponderEliminarVerdade seja dita que os comentários no youtube eram o autêntico terror.
ResponderEliminarPara mim é muito simples. O YouTube é da Google e a google o que é seu. Quem não gosta, não come. Não faltam alternativas.
ResponderEliminarDe igual forma, a integração com o google+ é estratégica e crucial para a sustentabilidade do google a longo prazo.
Engraçado, eu estava convencido que o Google tinha comprado o Youtube, e por isso é que eramos obrigados a ter uma conta no Google...
ResponderEliminarQuantos sites eu já vi que exibem apenas o sistema de comentários do Facebook. É normal que se quiserem comentar tenham que ter uma conta no Facebook. Isso é normal e é algo estratégico além de ser um sistema de comentários superior ao antigo do YouTube que nem permitia que pudéssemos adicionar um link a um comentário. Agora já será outra história.
ResponderEliminarO Google tenta impingir o Plus a quem não o quer. Chega a ser patético. Isso cria um sentimento de repulsa ao Plus que este não merece, pois tecnicamente é muito melhor que o Facebook. O Google pode até ostentar os milhões de contas criadas no Plus, mas a verdade é que qualquer pessoa com conta no Gmail ou no You Tube leva à força uma conta no Plus, e entra para as estatísticas da rede social. Conheço casos de pessoas que criaram uma conta fake apenas para comentar no You Tube ou no Blogger. E isso acaba por negar ao Google o que ele precisa, dados relevantes do produto deles (nós) para serem vendidos aos clientes da empresa (os anunciantes).
ResponderEliminarNão percebo porque é que o pessoal acha que uma conta Google e uma Conta G+ são coisas diferentes. A única razão porque ainda é possível criar alguma separação é porque a Google não quer mandar tudo de uma vez. Acho que deviam.
ResponderEliminarPodes não obrigar ninguém a ter uma conta Google apra comentar, mas obrigas a ter conta de outros serviços, pelo que não vejo a diferença. O pessoal dá o uso que quiser às contas, pode sempre criar uma conta vazia dummy, mas a verdade é que praticamente todos os sites pedem que se crie uma conta para comentar e usar as features. È muito melhor se essa conta permitir fazer ligação em vários serviços / sites, não é? Daí a popularidade do "connect with Facebook / Twitter", que acho ainda pior porque a maioria dos sites a implementar estes sistemas não têm nada a ver com as redes sociais em questão e ninguém pia, no entanto a Google integra um serviço seu num site que é seu e é isto que dá.
Cada um é livre de fazer como bem entender, é certo. E o Google está seguramente no direito de querer unificar os comentários nos seus serviços. Mas... uma coisa é fazer isso opcionalmente, outra coisa é fazer por obrigação - e é precisamente neste último caso que a coisa adopta uma postura que nos relembra que o tempo do "do no evil" há muito que se foi...
EliminarEu "obrigo" a que as pessoas estejam registadas, mas não obrigo que estejam registadas no Google. Podem ter registo em qualquer um dos serviços que o Blogger (ainda) vai permitindo nos comentários - e pela minha vontade, seriam bastantes mais serviços. É algo bem diferente de exigir que tenham conta no Google, ou no Facebook, ou em qualquer outro serviço "único".
De igual modo o "connect with FB/Twitter/Google/etc." são coisas que surgem habitualmente em sites como método *opcional* para facilitar um registo - por norma não obrigam a que tenhas isso.
Da forma como vejo as coisas... se um dia destes o Google decidir que no Gmail só se pode receber email que seja enviado por alguém que tenha conta google, também acharão bem? É que me parece que o Google está a caminhar nesse sentido...
(E ter em conta que eu sou "fã" do Google, e uso, dependo, e recomendo os seus serviços a muitas pessoas - mas não é por isso que deixo de criticar ou me preocupar com algumas das suas atitudes...)
Eu acho perfeitamente normal que o Google o faça tendo em conta a concorrência que possui actualmente.
ResponderEliminarA verdade é que muitos dos YouTubers deixaram o serviço para postarem no Facebook por uma questão de facilidade de gestão de conteúdos ou passaram para o Vimeo por ter melhor qualidade de som/imagem.
Eu sinceramente não vejo nenhum mal nisso. Teres uma conta unificada, que te permite uma gestão centralizada da tua rede social. Isto é que actualmente o Facebook te permite ter com a introdução do upload de vídeos. Basicamente se juntas o G+ e o YouTube e basicamente tens o potencial para ter a melhor rede social do mundo. Agora se as coisas estão a ser bem feitas, se o G+ está atrativo ou a maior parte das pessoas percebe o significado de um circulo, isso é outra coisa.
Agora que a Google está no sentido certo para rentabilizar o investimento, isso está!