2013/12/09

Oppo Find 7 vai estrear Snapdragon 805 e ecrã de 2560 x 1440?



O Oppo Find 5 não deixou ninguém indiferente e o novo Oppo N1 também já tem dado que falar, mas a acreditar nalguns rumores, o próximo Find 7 vai ser a máquina que realmente vai mostrar que os smartphones ainda têm muito por onde evoluir.

Contrariamente ao que o seu nome poderia fazer indicar, o Oppo Find 7 não tem um ecrã de 7", mas ficar-se-á por um ecrã de 5.7" - um ecrã no segmento dos "phablets" mas que neste caso terá a particularidade de ter uma resolução de 2560x1440! E a Oppo não terá poupado no resto do hardware, pois teremos um dos novos CPUs Snapdragon 805,  já capazes de enfrentar as resoluções Ultra HD, acompanhado por 3GB de RAM  (já agora... porque não arredondar para os 4GB?), câmaras de 13MP e 5MP, e uma bateria que também promete ser bastante generosa para aguentar tudo isto.

Independentemente de fazer ou não sentido ter tais resoluções em ecrãs desta dimensão, parece estar mais que demonstrado que a recente geração de smartphones Full HD não terá muito tempo para se manter no topo da "cadeia alimentar" dos equipamentos mobile.

... E pensar que há meia dúzia de anos o normal eram ecrãs com resoluções de 320x240 e semelhantes... Agora só falta que os ecrãs dos monitores acompanhem esta tendência, para que não se chegue ao cúmulo (que já vai acontecendo com os tablets), de termos mais resolução num equipamento mobile que num monitor de secretária.

7 comentários:

  1. Não percebo este exagero, na resolução em ecrãs inferiors a 7 polegadas...Portateis de 15,6 de mais de 1000€ continuam a sair para o mercado com ecrãs de 1378 x 768.. que é uma resolução ridícula para os dia de hoje. Não será que ai fazia mais sentido utilizar-se ecrãs com resoluções superiores nestes devices? Porque será que muitos consumidores continuam a não olhar para a resolução do ecrã de portatéis como vantagem competitiva, visto que nada tem mudado ?

    ResponderEliminar
  2. Concordo, apenas estão a centrar as atenções da resolução praticamente nos smartphones, nem os tablets estão a ser actualizados ao mesmo ritmo, para não falar nos notebooks e monitores de secretária. Ainda para mais, o problema maior dos smartphones é a bateria, e com ecrãs deste tipo juntamente com processamento para os acompanhar, não deve ser muito amigável das mesmas. Acho que qualquer ecrã com 300dpi é mais que suficiente, mas é a minha opinião.
    Os 4Gb de RAM Carlos, não precisariam de processamento 64bits para serem aproveitados?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Volto a dizer que se devia fazer um teste cego de ecrãs de 5'' com diferentes resoluções: 720p, 1080p e 2K para ver se o utilizador realmente se apercebe da diferença de resolução entre estes em uso normal.

    Aposto que 99% dos utilizadores não iriam notar diferença nenhuma entre um 1080p e 2K e para aí metade entre o 720p e os outros dois.
    Limitassem a resolução nos 1080p e aumentassem a autonomia dos smartphones e muitos utilizadores iriam agradecer!

    ResponderEliminar
  5. Só um reparo para o título do artigo, não deveria ser Snapdragon 805 em vez de Snapdragon 800?

    ResponderEliminar
  6. Isto quer dizer que os smartphones com baterias para uma semana completa só não existem porque os fornecedores têm outras prioridades ;(

    ResponderEliminar