2013/12/09

Como um fitness tracker detecta a actividade


As braceletes de monitorização da actividade física dizem ser capazes de detectar que tipo de actividade fazemos: correr, caminhar, andar de bicicleta, etc. Mas, afinal... como é que são capazes de o fazer? O responsável pelo ERI Sport Tracker que está a tentar a sua sorte no Indiegogo partilhou como é que isso é feito.



No interior destes dispositivos temos um conjunto variado de sensores, dos quais os mais importantes serão os dados recolhidos pelos acelerómetros que, como o próprio nome indica, registam as acelerações a que o tracker está sujeito enquanto está colocado no nosso pulso. Como os acelerómetros registam a aceleração em três eixos perpendiculares, e cada actividade tem uma sequência de movimentos diferentes, isso faz com que tenham uma "assinatura" igualmente diferente que pode ser reconhecida de modo a que a actividade seja automaticamente detectada.

Nos gráficos temos as medições das acelerações nos três eixos para diferentes actividades: caminhada, corrida, freestyle, e natação (bruços); e como se pode ver, os resultados são bem diferentes.

Claro que haverá casos em que algumas actividades possam ter assinaturas mais difíceis de distinguir de outras, mas... pelo menos para as actividades mais populares e conhecidas... estas medições deverão ser mais que suficiente para permitir a sua diferenciação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)