Os equipamentos vão evoluindo no sentido de se depender cada vez menos de teclados físicos, mas para milhões de pessoas em todo o mundo o teclado "à moda antiga" continua a ser um acessório imprescindível... e que muitas vezes é completamente ignorado.
Como em tudo, há teclados... e teclados. Se a existência de teclados a preços inferiores a 10€ em qualquer grande superfície nos pode fazer pensar que já não há muito por onde escolher, isso não poderia estar mais distante da verdade. A grande maioria dos teclados que hoje se utilização são teclados de membrana, onde uma mera película de borracha é responsável por dar o "feeling" de todo o teclado - mas para quem procura um toque verdadeiramente de luxo... nada se compara a um teclado com teclas mecânicas individuais - como o deste CODE.
Existem inúmeros botões que podem ser usados para as teclas - Cherry MX Green, Black, Clear, etc. - sendo que cada tem as suas particularidades a nível de força de actuação, curso, força de ressalto; e fazendo com que a opção por uns ou por outros se torne numa questão quase esotérica de preferências.
No caso deste CODE a opção original foram os MX Clear, que dão o toque mecânico mas são silenciosos, mas que devido à sua raridade agora foram substituídos pelos MX Green, mais barulhentos, mas que foram silenciados pelo recurso a pequenos o-rings de borracha para evitar o som das teclas a bater no fundo.
A criação deste teclado é curiosa, pois surgiu por intermédio de uma "lista de desejos" de Jeff Atwood, do Coding Horror - e por isso vem com um conjunto de características que irá interessar a muitos programadores e todas as pessoas que passem a maior parte do dia a teclas: construção de qualidade; iluminação das teclas; n-key rollover (permite detectar teclas mesmo se mantiverem pressionadas 5 ou 6 ao mesmo tempo, num máximo de 9 via USB ou ilimitado via ficha PS/2); cabo micro-USB amovível; configuração que permite desactivar certas teclas (windows key, por exemplo); etc.
Com um preço de $170, não será propriamente indicado para todos - mas para quem quiser um teclado "de luxo"... gostará de saber que depois do lote inicial ter esgotado num ápice, ele está novamente disponível para quem quiser.
Há também o facto de não ter o layout em português... mas considerando o mercado alvo deste tipo de produto (de pessoas que já nem olham para as teclas ao escrever), não me parece que seja esse o factor impeditivo.
Preços exorbitantes por um teclado.
ResponderEliminarAcho mais piada em recuperar um teclado antigo ;)
Eu pessoalmente não gosto das Cherry MX Green... São muito pesadas e barulhentas para mim, mesmo com as borrachas. Prefiro MX Black ou Brown.
ResponderEliminarBTW, a WASD permite a personalização do teclado no seu todo. Desde do tipo de key switches passado pela info das teclas de função até à cor de cada uma. Neste caso os 150$USD até "poderão" ser justificados.
ResponderEliminar