2014/02/22

Microsoft faz desconto de 70% no Windows 8.1?

A ameaça das plataformas mobile é algo que a Microsoft não pode ignorar, e que ameaça até o domínio de décadas do nosso conhecido Windows. Depois dos rumores que indicavam que a MS estava a baixar o preço das licenças do Windows Phone para convencer os parceiros, parece que a mesma táctica se está a expandir também para os equipamentos com Windows normais.



Ao que parece a MS está disposta a reduzir os preços das licenças do Windows 8.1 em 70% para os fabricantes de PCs, para tornar os equipamentos com Windows mais competitivos com os modelos mais económicos como os Chromebooks. O preço normal de cada licença é habitualmente de $50, o que representa um acréscimo considerável para quem pretender vender um computador de baixo custo - e para resolver isso, a MS deverá licenciar o Windows 8.1 por apenas $15, para equipamentos cujo preço final seja inferior a $250.

Se esta medida se vir a confirmar, parece ficar definitivamente demonstrado que não haverá mesmo espaço para o Windows RT na família Microsoft, se tivermos portáteis e tablets com Windows 8.1 a preços abaixo dos $250.

Bom bom seria ver a MS a comercializar o Windows ao público de forma igualmente agressiva, com um preço que fizesse com que a pirataria deixasse de ser uma alternativa atractiva. Se um Windows 8 custasse apenas $15 ou $25... ninguém se iria preocupar com piratarias; e considerando que na maior parte dos casos os computadores já vêm com Windows pré-instalados; este valor seria apenas para aqueles que ainda montam computadores "por medida" ou querem fazer upgrade a máquinas mais antigas. Feitas as contas... penso que a MS acabaria por ganhar mais dinheiro com o fim da pirataria, vendendo mais Windows a menor preço, do que tentando manter um preço exorbitante que se torna cada vez mais difícil de justificar face às alternativas existentes.

2 comentários:

  1. Eu acho que esse será certamente o caminho. Talvez a Microsoft concentre os seus lucros sobretudo com o Office(até agora sem rivais), além do sector mobile(Lumias/Asha), que representa um enorme potencial a médio/longo prazo...

    Tal como a Microsoft reviu a politica de licenças de Windows Phone para atrair outros fabricantes de Smartphones, é também natural que reveja o custo das licenças de Windows 8 no mesmo sentido, ou seja, não afastar nenhum fabricante de PC´s...

    Na minha opinião, não acho que o Chrome, seja "algum dia" a causa do desaparecimento do Windows em PC´s.

    Em relação ao Windows RT, já é "oficial" a sua morte, pois cederá caminho ao Windows Phone, que passará a rodar igualmente nos Tablet´s, já que com o próximo Update do Windows Phone isso será desde logo possível. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho que a MS deveria olhar para as pessoas mais pobres, eu sei que vão dizer que pobre não direito a Internet, pois na verdade hoje mais que antes o PC faz falta mais aos pobres, e porquê? dizem vocês, pois o pobre se não tiver uma caixinha desta terão andar kms para chegar aos serviços que hoje estão implementados na internet, Senão vejamos, vamos a uma repartição pública e o que encontramos pela frente filas interminaveis de pessoas que quando chegar a nossa (deles) a vez é esperar para o dia seguinte, filas intermináveis no Banco etc. etc. e ainda nos dizem que se fizer este ou aquele trabalho em casa ficamos mais á vontade. Então sendo assim deiam abertura a toda a gente que merecem mais que os ricos.

    ResponderEliminar