2014/03/26

Notícias do Dia

O Facebook comprou a Oculus VR e passa a estar na linha da frente da realidade virtual; a HTC já apresentou o seu novo One (m8); um drone voador capaz de interceptar e espiar os dados WiFi; o Google está a testar a apresentação de emails publicitários de forma mais visual no Gmail; e para os mais nostálgicos, a MS acaba de disponibilizar publicamente o código fonte do MS-DOS.

E estando-se na recta final do mês, não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já no próximo sábado, e não se esqueçam de que é também o momento para aderirem ao nosso Clube AadM+ de modo a poderem desfrutar das prendas que serão oferecidas no próximo mês (para além de todas as vantagens continuadas a que terão acesso).


Criador do Minecraft cancela versão Oculus Rift após aquisição do Facebook


Já tinha antecipado que a compra da Oculus VR pelo Facebook não iria agradar a todos, e um dos primeiros nomes de peso a mostrar o seu descontentamento é o criador do popular jogo Minecraft. Notch veio a público dizer que embora tenha grandes esperanças para o futuro da realidade virtual e estivesse a pensar numa versão do seu jogo para os Oculus Rift, com a aquisição do Facebook isso passa a estar sem efeito uma vez que o histórico de como o Facebook tem tratado os jogos não lhe inspira grande confiança. Segundo ele, a única prioridade do FB é amealhar mais e mais utilizadores, e isso significa que tudo o resto pode mudar a qualquer momento, não garantindo a estabilidade necessária para que invista o tempo e recursos num jogo para a sua plataforma.

E termina relembrando que empresas concorrentes estão a desenvolver produtos idênticos, e que a concorrência é saudável para a evolução de qualquer tecnologia.

Estudantes criam programa que engana trânsito no Waze


Tudo o que está na Internet está sujeito a ataques e abuso, e o Waze não é excepção. Dois estudantes criaram um programa que é capaz de enganar o Waze, fazendo com que este pense existirem engarrafamentos virtuais onde não existem na realidade. O processo passa pela criação de múltiplas contas falsas de forma automatizada, e do envio de informação que simula a sua movimentação de forma a levar o Waze a considerar que existe um engarrafamento.

Já estou a imaginar alguém a querer simular engarrafamentos nalgumas vias, para que as pessoas optem por caminhos alternativos deixando a estrada livre só para si.


22% dos links na Million Dollar Homepage já não existem


Há oito anos atrás ainda não existia o Aberto até de Madrugada, mas já haviam fenómenos virais na Internet como a célebre Million Dollar Homepage, onde um jovem se lembrou de vender 1 milhão de pixeis ao preço de $1 cada (e ficando milionário em pouco tempo). Agora, houve quem fosse analisar as páginas que lá foram colocadas, e descobrir que 22% delas já não existem.

É algo que vem relembrar a volatilidade das coisas na Internet, e que levanta preocupação quanto à longevidade da informação (será que os links que hoje forem guardados poderão ser usados pelas gerações seguintes?)


Investigadores criam baterias biodegradáveis que poderão dissolver-se dentro do corpo


Embora o equipamento electrónico se vá aproximando cada vez mais do nosso corpo, há sempre o pequeno problema das baterias serem maioritariamente compostas por químicos tóxicos. Agora, investigadores criaram uma bateria que usa apenas materiais biodegradáveis e que poderiam simplesmente dissolver-se no organismo após o seu tempo útil, abrindo a possibilidade para que no futuro se possam usar em conjunto com sensores implantados que possam monitorizar pacientes sem obrigar a nova intervenção cirúrgica para que sejam removidas.

Pessoalmente, preferia ver sensores que usassem a energia gerada pelo próprio corpo para dispensarem o uso de baterias.


Google nega ter acedido a Gmail de Michael Arrington


O Google não perdeu tempo a dar uma resposta formal às alegações de Michael Arrington de que o Google teria acedido ao seu Gmail para descobrir o funcionário que lhe teria passado informações (e que vieram no seguimento do caso em que a Microsoft acedeu aos emails de um utilizador para fazer algo idêntico). O Google nega ter acedido ao seu email, mesmo que legalmente o pudesse fazer - tal como a MS diz - e que leva bem a sério a privacidade dos seus utilizadores.

E agora? Cada um que decida por si...


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada


1 comentário: