2014/06/04

Contiki - um sistema operativo com GUI e Browser em 30KB


Como grande fã da eficiência, já vos tenho trazido bons exemplos de programação eficiente (e de algumas "reclamações" sobre o ponto absurdo a que chegamos, em que temos sistemas operativos a ocupar dezenas de Gigabytes). Hoje, trago-vos um projecto que vos irá fazer repensar se realmente isso se justifica: o Contiki.

O Contiki não é um projecto novo; na verdade já conta com mais de uma década de existência, e as suas origens recuam ainda mais no tempo. Numa altura em que a chamada "Internet of Things" vai colocando cada vez mais equipamentos inteligentes ligados à internet; começam a estudar-se as formas mais eficientes e económicas de o fazer. É certo que temos sistemas como o Raspberry Pi, e outros micro-computadores ARM de baixo custo que nos permitem usar Linux e ter um dispositivo ligado à Internet... mas, e se quisermos fazer isso a custo ainda mais reduzido?

Este Contiki nasceu como um sistema concebido para recolher dados de sensores distribuídos, e desde logo que a sua preocupação foi ser o mais contido possível de forma a poder ser implementado no hardware mais modesto. Mesmo existindo versões hiper-reduzidas do Linux, que muitas vezes são utilizadas em projectos deste tipo, este Contiki faz com que até o Linux mais levezinho pareça um monstro à sua beira, já que em vez de 256, 512 ou 1024MB, o Contiki precisa apenas de alguns KB(!) para correr.

No Contiki, todo o sistema operativo, com suporte para redes, interface gráfico e até um browser; ocupam apenas uns inacreditáveis 30KB! (Sim, teoricamente poderia ter-se tudo isto a funcionar num velhinho ZX Spectrum - e há mesmo quem o tenha feito em máquinas como o Commodore 64 e o Apple IIe).

Claro que não vamos trocar os nossos Windows, OS X, Ubuntu, ou outros sistemas actuais por um Contiki para utilização no nosso dia a dia. Mas no mínimo, irá servir como um exemplo bem claro de que era mais que tempo para que os modernos sistemas operativos tomassem um pouco mais de atenção às liberdades que tomam quanto à ocupação (leia-se: desperdício!) de recursos.

O Contiki é open-source e é usado em inúmeros projectos e produtos: como por exemplo, as lâmpadas inteligentes LIFX.

[via Wired]

2 comentários:

  1. Será compativel com o driver de algmas impressoras que ocupam 150megas? :P ou será que estes drivers trazem varios sistemas operativos lá dentro que correm todos virtualizados numa máquina virtual :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me arrepio suficientemente ao ver os drivers da Nvidia já passarem os 200MB... :)

      Eliminar