2014/07/22

Análise ao Sony Xperia Z1 Compact

Muitas vezes temos abordado a questão dos tamanho "ideais" e se os smartphones não estarão a atingir tamanhos que os tornam pouco práticos de usar. Muitos fabricantes cortam nas características dos seus modelos mini, mas com este Xperia Z1 Compact, a Sony põe à prova o real interesse do mercado em topos-de-gama de tamanho mais compacto. O Luis Costa conta-nos o que achou:


Não é todos os dias que temos o prazer de testar um equipamento que visa responder às necessidades que um vasto leque de utilizadores há muito já vinham reclamando: um smartphone de tamanho "compacto" que fuja à tendência dos ecrãs cada vez maiores. Foi portanto com natural satisfação que testei o Sony Xperia Z1 Compact.

Ao contrário de todos os outros "mini" que as diferentes marcas vão apresentando ano após ano, este Xperia Z1 Compact, doravante Z1C, de mini, tem apenas o nome! O Z1C herdou a quase totalidade das especificações do seu irmão mais velho, o Xperia Z1, ficando apenas "a perder" na resolução do ecrã e na autonomia da bateria (e dimensões, claro está).



A caixa é bastante compacta. Dentro desta, encontramos o Z1C e os habituais carregador, phones e documentação de referência, que não aparecem na imagem visto não acompanharem a unidade de teste.


O ecrã de 4.3" tem uma resolução 720p e a bateria 2300mAh, contra as 5" (1080p) e 3000 mAh do Z1.
O resto, e que não é pouco, está lá tudo: CPU Snapdragon 800 a 2.2GHz, 2GB de RAM, 16GB para armazenamento e microSD para expansão deste último. A câmara traseira de 20.7MP com lentes Sony G promete imagens de grande qualidade. O WiFi é para todos os gostos, não faltando a mais recente norma ac. Bluetooth 4.0, NFC, 4G LTE (Cat. 4) completam o ramalhete das comunicações.

O Z1C tem um rebordo com acabamento em alumínio a toda a volta, que dá resistência ao conjunto ao mesmo tempo que aloja os botões e slots para cartões. A traseira tem um acabamento em vidro que dá um toque muito confortável. À imagem do Z1, não é o formato mais confortável, mas face às "reduzidas" dimensões do equipamento, acaba por não comprometer. Ao final de um dia de utilização já não encontramos diferenças face a equipamentos com outro formato.

Para referência, está disponível em 4 cores: preto, branco, rosa e pérola.


Aplicações instaladas


Para lá de vir com o Facebook instalado , o Z1C trás também algumas aplicações da Sony que substituem as equivalentes do Android "puro". Tendo em conta alguns exemplos de outras marcas, não se pode considerar que seja um exagero, mas já está na zona em que se começa a questionar a real utilidade de algumas das soluções apresentadas. As TVs e Playsation não foram naturalmente esquecidas, e o Z1C faz-se acompanhar de aplicações para interagir com as primeiras.


Podemos organizar as aplicações por ordem alfabética, ou em alternativa por uma ordem definida pelo utilizador. Mais utilizadas e instaladas pelo utilizador são outras possibilidades.

Como já começa a ser também usual, temos uma loja de aplicações Sony, onde a marca apresenta jogos, apps, música e vídeos "escolhidos a dedo". A actualização de apps passa assim a ser feita por duas fontes, esta da Sony, e pelo Google Play.

Actualizações


A Sony tem procurado inverter a tendência generalizada de deixar cair as actualizações no esquecimento.


Foi portanto com natural satisfação que recebi a notificação da existência de uma actualização para o Z1C, que era nem mais, nem menos, que o esperado Android 4.4 KitKat. "É necessário um computador" informava a mensagem...

A notificação, infelizmente, não é mais do que isso mesmo. Apenas informa que a actualização está disponível. Se a pretendermos instalar, temos que instalar o software para PC que a Sony disponibiliza.
Confesso que prefiro uma experiência mais simples, com o download a ser feito automaticamente pelo equipamento, seguido de um reiniciar para instalação.

A aplicação está disponível para Windows e MacOS 10.6(+).


Instalado o software, tive logo direito a uma actualização do mesmo com a adição de mais algumas  funcionalidades. Ficaram disponíveis as seguintes funcionalidades:
  • Actualizações
  • Cópia de informação para um novo telefone
  • Transferência de contactos
  • Multimédia
  • Gestão de contactos
  • Gestão do calendário
  • Cópia de segurança
  • Gestor de ficheiros

O processo de instalação é simples e esta muito bem documentado. Mesmo o utilizador mais inexperiente não terá dificuldades em executar o processo, desde que siga os passos indicados nas instruções.
No final da instalação, basta desligar o cabo USB e aguardar pelo reiniciar do Android, que como é norma nestes processos de actualizações, demora mais alguns minutos do que o normal.
Curioso o facto de o software se referir ao remover da bateria, algo que neste modelo não é possível.

Esta actualização foi para a versão 4.4.2, sendo que entretanto já foi disponibilizada a versão 4.4.4 .


Câmara

20,7MP ou 8MP? A câmara pode funcionar num destes dois modos, sendo que no caso dos 8MP (Superior Auto) é feito um tratamento por software da imagem.

Nota: Infelizmente, só me apercebi deste aspecto após terminar os testes, pelo que acabei por não testar as fotos sem tratamento por software.


Confesso que esperava mais desta câmara. As fotos com 8MP acabam por não ter tanto detalhe como o que o hardware pode e deve fornecer. Em modo automático, e em zonas com muita luz em fundo, as cores acabam por sair demasiado escuras. Tirando esta questão, o modo automático consegue responder às exigências da grande maioria dos utilizadores, vulgo fotógrafos de fim de semana.

Depois das fotos da praxe, e por mera curiosidade, acabei por fotografar uma moeda que tinha servido de termo de comparação com uma pen drive. Fiquei tão agradavelmente surpreendido com os resultados em modo macro que aproveitei para tirar mais algumas fotos, e os resultados foram excelentes. Podem ver mais algumas fotos no final do artigo.


Em funcionamento


Começo por referir dois aspectos que acabam por saltar à vista.
  • Ao desligarem o cabo USB são recordados do facto que devem fechar a tampa que protege a entrada USB, a fim de garantir a estanquidade do conjunto. O aviso pode ser dispensado, bastando seleccionar a respectiva opção.
  • As notificações e o menu de atalhos rápidos aparecem combinados numa secção com duas divisões. Embora seja funcional, não vejo ganhos em relação ao Android "puro".


Periodicamente somos brindados com sugestões na barra de notificações. Como deixava o Z1C em casa durante o dia, o sistema sugeria que activasse o modo de poupança de energia (modo STAMINA)-->queres poupar, então poupa como deve ser. :)

Caso não se adaptem às aplicações que a Sony vos propõe, podem sempre optar por instalar outras que existam no Google Play, onde existem diversas alternativas para gerir os conteúdos multimédia. Teria sido interessante utilizar o Z1C em conjunto com uma TV Sony (que não possuo) para testar a interacção do smartphone com a TV. Pelo que já tive oportunidade de assistir em algumas apresentações da marca, há uma perfeita interligação entre os dois equipamentos.

Apesar dos seus 342ppi, o ecrã apresenta uma boa definição das imagens e texto, fruto também da redução para as 4.3". O modelo testado vinha configurado com tons a tender para o azul, os quais não me agradaram. Mas felizmente a temperatura da cor pode ser ajustada ao gosto do utilizador. Para quem estiver habituado a um ecrã maior há uma natural redução na dimensão do texto e imagens, mas tal facto não é propriamente negativo. Se já não estão habituados, podem sempre aumentar o tamanho do texto.

Em termos de prestações, o Z1C não desilude, ou não estivéssemos a falar do mesmo hardware que equipa o Xperia Z1. A diminuição da resolução para HD só contribui ainda mais para que as prestações sejam dentro do que se exige a um equipamento de topo. Tudo se passa de forma fluída, não havendo lugar a atrasos ou arrastamentos. Todos os jogos e aplicações testadas funcionaram correctamente.


Android 4.3



Android 4.4.2

Os testes de benchmark estão dentro do que seria expectável para este hardware. Esperava que a diminuição da resolução do ecrã contribuísse para melhores resultados na parte gráfica. Não foi o caso.
Como o Z1C recebeu a actualização para o Android KitKat durante o período de testes, acabei por realizar uma segunda ronda para comparação dos resultados. No global,não se registaram grandes diferenças. Uns testes registaram melhores resultados, outros, pelo contrário, acabaram por originar valores mais baixos que os obtidos anteriormente.

Resumindo, o KitKat para lá daquilo que é transversal a todos os modelos, acabou por não melhorar o comportamento do Z1C. Diga-se e abono da verdade que até o pode ter feito, mas a experiência já era de si excelente,pelo que os ganhos a existir, não foram perceptíveis.


Como referido no início deste artigo, o formato o Z1C requer alguma habituação. O Z1C tem uma traseira plana com um excelente acabamento e como a largura do equipamento é reduzida, acaba por se encaixar com facilidade na mão. Por vezes faz-nos pensar que estamos a utilizar um brinquedo. É fácil de utilizar com uma só mão, mesmo para quem tenha as mãos mais pequenas que a média. Nos tempos que correm, é algo cada vez menos visto.




Avaliação final


O poder puro está lá todo, a máquina está sempre pronta a responder. As dimensões fazem-nos lembrar os primeiros do Android, onde os equipamentos se utilizavam só com uma mão. O corpo tem uma boa qualidade de construção e tirando o facto de ter uma traseira em vidro, é um conjunto transmite uma sensação de robustez. O facto de ser à prova de água (IP55/IP58) é sempre bem vindo. A câmara tem um fantástico modo macro, e por certo que as fotos de 20MP farão jus ao hardware instalado.

A bateria, apesar de ter sofrido uma redução de capacidade, foi uma agradável surpresa, com uma autonomia a que já não estava habituado. E caso tenham uma utilização pouco frequente, podem ainda utilizar as configurações propostas para estender o tempo autonomia. A versão Android instalada, "está em dia". Poucos são os equipamentos que já se encontram nesta versão. Se as actualizações são algo a que dão importância, o Z1C marca pontos nesse campo.

A Sony mostra claramente com este Z1C o que deve ser um "mini". A redução ficou-se apenas no ecrã e na bateria, e no máximo, é assim que deve ser. As restantes marcas podem e devem seguir este exemplo para os seus "mini". Se gostam de ter um smartphone com hardware a toda a prova, e ao mesmo tempo utilizar o equipamento só com uma mão, o Z1C não é a vossa melhor opinião, mas apenas e somente, a única!

O Z1C está desde o início do mês à venda em Portugal e tem um preço recomendado de 529,90€, sendo esse o preço a pagar por quem quer um topo de gama com tudo o que os grandes têm, mas em formato mais pequeno - e sendo também esse o factor que impede que este "pequeno" Z1C receba um escaldante, tendo que se ficar por um:



Xperia Z1 Compact


Actualização: embora o preço de referência sejam os €529,90 indicados, o Z1 Compact pode ser encontrado em várias lojas online a preços na ordem dos €360. Neste caso, o Z1C passa claramente para um "escaldante".

Prós:
  • Dimensões
  • Desempenho
  • Autonomia
  • Modo macro da câmara
  • Actualizado para Android KitKat
Contras:
  • Apps proprietárias em excesso
  • Preço (oficial)

Galeria de imagens






4 comentários:

  1. O preço recomendado de 529,90€ está longe de ser o preço praticado. Este telemóvel com uma pesquisa pouco exaustiva compra-se em Portugal a partir de 350€, esse preço não é realista.
    O que está cá em casa recomenda-se a todos os amantes de Android, as aplicações da Sony não estorvam muito e custou 435€ numa loja em PT há 2 meses (mas vinha de base em grego, hehe), basta procurarem o modelo no KuantoKusta, por exemplo:

    http://www.kuantokusta.pt/comunicacoes/Telemoveis-Smartphones/Telemoveis-Desbloqueados/Sony-Xperia-Z1-Compact-D5503-White-Desbloqueado-p-2-130455

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de mencionar que quem quiser uma alternativa ao iPhone, este é sem sombra de dúvidas o telemóvel ideal, até por custar quase metade, ser à prova de água, ser bem resistente, ser rapidíssimo sem se notar uma ponta de arrasto e a bateria aguenta à vontade uns 3 (quase 4) dias em uso normal e à volta de 2 com uso mais intensivo, o modo stamina ajuda imenso, claro :)

      Já aqui foi referido que a câmera fotográfica é boa, eu acho que para smartphone é excelente comparado com o que se vê na maioria dos smartphones.

      Duvido que quem o comprar vá algum dia ficar com uma ponta de insatisfação sequer, o perço é simplesmente abismal para a qualidade.

      Eliminar
  2. o meu 1º smartphone foi um sony e fruto das características fracas (era uma experia GO que não satisfazia as minhas necessidades) tinha bastante lag, mas as coisas boas que ficaram foi a xperia ui, a rom da sony é mesmo muito boa e acredito que em equipamentos de topo se comporte muito bem.. Não tivesse um nexus 4 e este z1c seria uma séria opção a ter em conta..

    ResponderEliminar
  3. onde encontro a bateria para o xperia z1 compact d5503?

    ResponderEliminar