2014/09/10

Rescaldo da apresentação dos iPhone 6 e Apple Watch


A Apple já revelou os seus iPhone 6 e Apple Watch, e como é habitual há muito para digerir (para não falar na habitual torrente de críticas/louvores, dependendo do grupo que se ouvir). Mas vamos lá então tentar resumir o que de bom e mau se ficou a conhecer sobre os novos produtos da Apple.

O iPhone 6 e 6 Plus

Os novos iPhone 6 e 6 Plus têm o design que já se esperava em virtude dos leaks que se foram amontoando nos últimos tempos. Não é um design supreendente, limitando-se a ser uma evolução do design que já conhecíamos do último iPod Touch (incluindo a câmara saliente). Mas penso que será errado "falarem mal" dele logo à partida, pois o iPod Touch é um equipamento que impressiona quando se pega fisicamente nele, e com estes iPhone 6/6 Plus a terem também o vidro frontal com as margens arredondadas, penso que o "feeling" destes iPhones irá surpreender pela positiva, e contrastar com as bordas angulares da geração anterior. (Ainda assim, continuo a achar que o iPhone 5/5S tem um design mais feliz, mas independentemente disso, depressa passará a ser considerado o "iPhone velho".)




Quanto ao tamanho "gigante" que vai contra tudo aquilo que a Apple anteriormente dizia quanto aos tamanhos ideais (incluindo quando esticou o iPhone do 4S para o 5, dizendo que só o fazia num sentido para não prejudicar a usabilidade), a Apple simplesmente se faz de esquecida e apresenta um modo "reachability" em que tocando duas vezes no home button (não clicando), o ecrã se chega para baixo de modo a que o topo fique ao alcance do polegar.

É uma técnica que já vários outros fabricantes usam, com modos especiais para utilização com uma só mão... mas que só na prática se poderá ver se é realmente prático e útil, ou se não passou de algo usado para tentar silenciar quem criticar a (falta de) usabilidade nestes novos iPhones.


Também de criticar o facto da Apple ter aumentado a resolução no iPhone 6 de 1136x640 para uns ridículos 1334x750; o valor mínimo indispensável para manter os mesmos 326ppi (já curtos) do iPhone 5s, e que causarão trabalheira adicional aos developers para criarem interfaces para (mais) uma resolução não standard.

Teria sido a oportunidade ideal para finamente entrarem nas resoluções standard, como acontece com o iPhone 6 Plus (1920x1080 - 401ppi) - sendo que, em último caso, teria sido preferível manterem a resolução actual do iPhone 5s, mesmo à custa de baixarem ligeiramente os ppi, do que aumentarem estas dezenas de pixeis "só porque sim". (Fico com a sensação de que esta resolução do iPhone 6 poderá ser uma resolução de "transição", e que no próximo ano passe a usar igualmente o Full HD... especialmente quando as pessoas começarem a aperceber-se que realmente os 326pp já deixam a desejar...)

[Inevitavelmente, as comparações cómicas do novo modelo com os Android]

... Sinceramente parece-me terem perdido uma excelente oportunidade para "encarreirarem" as resoluções e adoptarem o Full HD como standard - e já nem pedia que se aventurassem nos exageros dos 2560x1440... bonitos, mas dispensáveis.


O Apple Pay


O sistema de pagamentos Apple Pay parece-me ter sido bem conseguido. Uns dirão que há anos que os seus Androids (e Windows Phones) têm NFC... mas a questão que se coloca é: quantas vezes é que os usaram para pagar algo numa loja? Há muito que eu dizia que o problema não estava no NFC ou na falta dele, pois é apenas um meio de comunicação como o poderia ser o bluetooth, WiFi, ou qualquer outro. O que falta realmente é um "sistema" que esteja por trás e sirva de plataforma de pagamentos, e foi precisamente isso que a Apple fez, passando a poder ser usado desde já em mais de 200 mil lojas e cadeias populares nos EUA (e esperemos que o resto do mundo não demore muito).

Esperemos que este Apple Pay sirva para que o Google volte a apostar no Google Wallet e faça algo idêntico; sendo que o sonho de que todos os "grandes" acordassem num sistema standard de pagamentos me parece ser algo cada vez mais distante da realidade... Para o utilizador o que interessa é poder carregar os seus cartões no smartphone e poder usá-lo para pagar, sem ter que se preocupar se tem um Android ou iOS ou Windows Phone ou qualquer outra coisa.


O Apple Watch


O Apple Watch também tem recebido uma overdose de críticas, mas penso que muitos dos seus detractores não poderão deixar de reconhecer que o mesmo "é diferente" assim que tiverem oportunidade de pegar num ao vivo. Como sempre, a Apple não deixa de adicionar alguns detalhes que são engraçados e servem para se diferenciar da concorrência, como as mensagens desenhadas no ecrã, ou até a simples partilha do bater do coração. São coisas que poderão parecer ridículas, mas também um tal serviço de SMS o era quando foi lançado (mensagens de 160 caracteres, que interesse tem isso?) e veja-se no que resultou.

Também esteve bem no tratamento dado ao Watch enquanto acessório de moda. O Apple Watch tem que agradar a milhões de pessoas em milhões de situações diferentes. Para isso surge em dois tamanhos (1.5 e 1.65"), três colecções (incluindo uma em ouro), e seis estilos diferentes de braceletes. O sistema de troca rápida de braceletes é um autêntico "ovo de Colombo" que certamente será replicado em breve por muitos outros fabricantes, ao estilo das smartcovers magnéticas que estreou no iPad.


Pelo lado negativo, embora o Watch venha com um carregador wireless com encaixe magnético cheio de estilo, houve um pormenor que não terá passado despercebido: depois de terem gabado a autonomia alargada dos novos iPhones, não foi indicado qualquer valor concreto para a autonomia deste Apple Watch, sendo apenas dito que seria para "carregar todas as noites". Ou seja... não será por aí que o Watch se irá diferenciar da concorrência. Se fosse, a Apple faria questão de frisar bem isso, e o facto de não o ter feito aconselha bastante cautela...

Considerando que os outros fabricantes também têm apostado em smartwatches de qualidade - o Moto 360 continua a ser um modelo apetecível, mesmo com a Motorola a ter inexplicavelmente e desnecessariamente optado por um SoC de 2010, que era escusado; e a o próximo LG G Watch R também parece estar muito bem conseguido - e a preços mais reduzidos... vamos ver até que ponto o factor "fashion/Apple" irá fazer com que este Watch seja - ou não - um sucesso. Isto sem esquecer que ainda está a meses de chegar ao mercado, tempo que nesta indústria é suficiente para que muita coisa aconteça, e garanta que quando chegar às lojas, provavelmente já terá que enfrentar novas gerações mais avançadas de smartwatches concorrentes.

(A mim, parece-me que todos eles precisam ainda de mais duas ou três gerações evolutivas, até que se comecem a tornar realmente opções válidas... Quem os comprar agora estará a servir de beta-tester pagante para isso...)




Por fim, não se pode deixar de referir a manobra mediática com os U2, oferecendo o seu último álbum gratuitamente no iTunes, o que o torna instantaneamente num recorde, chegando a mais de 500 milhões de pessoas. Agora bastará ao Google fazer o mesmo com o Tony Carreira no Google Play, e o recorde será rapidamente superado... ;P

(Há quem diga que esta oferta no iTunes servirá também como forma de garantir que os utilizadores têm as suas informações de pagamento válidas - embora não tenha a certeza se será necessário ter informação de pagamento para fazer compras gratuitas...)



A Apple revelou as suas novidades para os próximos tempos - a bola passa agora para o lado do Google, que tem o seu Android L e novo(s) Nexus para nos revelar. Revelações que irão novamente relembrar a velha questão: por muito que alguns prefiram o iOS, justificar-se-á pagar os valores que são pedidos pelos novos iPhones?

6 comentários:

  1. Provavelmente vou-me meter num iPhone 6 (não no 6 Plus porque não me cabe nos bolsos e não uso bolsa) porque, enfim, sempre é melhor que comprar óculos de ver ao perto.

    Isto para dizer, que com a vista actual, mais 100 ou menos 100 pixels numa polegada quadrada não me fazem diferença, por isso as variantes do HD passam-me ao lado, mas acho muito bem que quem note a diferença dos 100 pixels (e subpixels) reclame :)

    No resto assinava em baixo. Mas para não fazer só a vénia, se descobrires, quantos smartwatchs a Samsung vendeu até agora publica. Tenho uma certa curiosidade em saber em quantos dias a Apple vende o dobro.

    Há um pormenor no carregador magnético do Watch que não apanhei. Aquilo é só um cabo com um terminal magnético à Mac (embora não encaixe, porque é por indução) e liga-se a um carregador USB normal de 5W, habitual para iPhone ou precisa de um carregador próprio?

    Não é filme, é mesmo assim:. Ao meu lado tenho uma carregador de 5W, 10W (o de 12 W do iPad 4 não me chegou) e 45W (com cabo para o Mac). Há dois cabos de 32 pins, mais um lightning :)

    Se me meter num Apple Watch é mais um cabo (provavelmente mais um ou dois para fora de casa) o tem que ser mais o respectivo carregador? Fiquei na dúvida se o carregamento por indução (desde que seja um cabo ligado a um carregador que já existe) não era mais prático que o carregador wireless.

    É que a coisa é assim - ou há um carregador wireless para uma data de coisas, ou há um carregador com uma porta USB (como os da Apple) onde encaixam diferentes tipos de cabos com terminais diferentes do outro lado. Qu'é qu'é mais prático ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for como a maioria dos outros carregadores Qi, imagino que tenha ficha USB normal do outro lado para ligares onde quiseres - mas não garanto, pois também não tenho ideia de ter visto isso na apresentação (embora com a quantidade de cortes que estava a levar, pode ter passado "pelo meio".)

      Eliminar
    2. "Tenho uma certa curiosidade em saber em quantos dias a Apple vende o dobro." Não sei isso diz mais sobe a qualidade do que Apple faz ou se sobre a relação que alguns dos sei clientes têm com a marca...?

      Eliminar
    3. A segunda parte da questão não alcancei. Fazendo "engenharia inversa", e sendo os clientes do Android muitos mais (com mais ou menos a mesma fidelidade) por que é que os smartwatchs anteriores, a começar no Galaxy Gear, não venderam quase nada e por isso é provável que o Apple Watch, em poucos dia venda o dobro ...?

      A resposta para mim é muito simples. A Samsung e outros não perceberam que estavam a vender em primeiro lugar um relógio (de que a bracelete faz parte). A Apple vende para homens e mulheres (se quiserem pode comprar com ecrã mais pequeno) em três versões - uso diários, desportivo e de luxo, com braceletes variadas, fáceis de trocar. Quem não gostar de um tem por onde escolher, que é assim que se compram relógios. E não há o perigo de "Olha, tenho um relógio igual ou dele/dela, que piroso".

      É assim que se vendem relógios e o resto. Sendo um produto com um preço mais baixo, compra-se um, a seguir compra-se um iPhone e a seguir um Mac (este deve comprar-se, independentemente do iPhone).

      Não há mistério nenhum: design, qualidade, integração e saber vender :)

      Eliminar
    4. Saber vender sabem sem duvida, conseguem vender produtos que, não lhe retirando o mérito e qualidade, não trazem nada de extraordinário e apresentam-se com características semelhantes a muitos outros produtos no mercado pelo dobro do preço. Isso é saber vender. Gostos não se discutem há quem goste mais do ambiente iOS, outros Android, outros Windows, agora em value for money a Apple esta longe de ser a melhor escolha, e nem sequer é, em muitos casos, a referencia em termos de tecnologia propriamente dita (veja-se a resolução usada, a resistência a agua, qualidade fotográfica, etc...). Então o que justifica o preço inflacionado? Marca? Mas o que é uma marca se não a qualidade dos produtos que vende e o preço que pratica? Whatever. Cada um investe no que quer....

      Eliminar
  2. Sem a tecla de retroceder como no Android, como será usar só uma mão?

    Andaram anos a defender que o ecrã de 4" era o ideal, e agora que deram o braço a torcer, vai-lhes correr mal, ou mais uma vez vão buscar ideias ao Android!

    ResponderEliminar