2014/09/11

WD já tem discos de 10TB a serem testados


Depois de se pensar que os discos rígidos estavam a chegar aos "limites", eis que a corrida aos terabytes parece ter novamente acelerado, e a par de um novo disco de 8TB a WD já começou a enviar modelos de teste de 10TB(!) para alguns clientes seleccionados.

Ainda só agora nos começávamos a habituar à noção de que existem discos de 8TB, e eis que a WD já tem uma nova versão do seu disco de 8TB Ultrastar He8 (que como o nome indica, é daqueles que vem preenchido com Hélio, ao contrário do disco de 8TB da Seagate, que usa uma atmosfera convencional). Este novo disco não usa nenhuma tecnologia revolucionária, optando por "enfiar" mais dois discos no seu interior para atingir esta capacidade.

Já no modelo de 10TB, o sistema de gravação será o SMR (shingled magnetic recording), que sobrepõe parcialmente as pistas de dados, de forma semelhante aos das telhas num telhado. Isso permite-lhe obter uma densidade de informação muito maior, mas também significa que os discos são pouco adequados para uso "doméstico". É que esta técnica é mais adequada para a gravação e leitura de dados em formato sequencial, como grandes ficheiros de vídeo, bases de dados, imagens, logs, etc. Algo que será do agrado de muitos serviços que têm lidar com grandes quantidades de registos "de arquivo" que são escritos sequencialmente.

Ainda assim, não digo que não venham a ser discos interessantes para uso "doméstico", para quem gostar de manter uma grande colecção de filmes, música, e outros conteúdos que queira manter arquivados de forma contínua e aceder a qualquer momento.

3 comentários:

  1. Estavas a falar de se chegar aos limites físicos dos discos....
    Lembro-me bem de vários "limites inultrapassáveis" , como os 4Gb..dos 32Gb, 128Gb.
    hehe. Daqui a uns anos temos discos mecânicos de Pb para arquivos..

    ResponderEliminar
  2. antes que me batam, sim, eu sei que as tecnologias SSD vão substituir muita coisa. mas para arquivos de grandes quantidades, em que o desempenho não é critico, os mecânicos são uma serie de vezes mais baratos ao "Mb"

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena que tenham descontinuado os discos de 5-1/4 que com o mesmo numero de cabeças e pratos conseguiam muito mais capacidade, ou seja com o mesmo material e uns pratos maiores tinham umas 3x mais area (que se traduz em capacidade) sem grandes aumentos no custo. A única penalização era o tempo de acesso que as cabeças podiam ter que que andar mais distancia, mas para acesso sequencial era a opção mais sensata. Por exemplo para backups e armazenamento de grandes ficheiros como é o caso de videos, e agora com o 4k ainda ocupam mais.
    Porque é que não temos a opção de escolher entre um disco de 2.5" de 500GB (normalmente usados em portateis), um de 3.5" com 2TB ou um de 5-1/4 com 5TB ? tudo a custar o mesmo preço, certamente que havia muita gente a querer os maiores. Eu até nem me importava de ter uma caixa ao lado do PC com um disco de 20" com 100TB a custar o mesmo que um disco de 4TB de 3.5" (claro que era mais sensivel às vibrações e impactos, mas quem possa controlar era um compromisso muito bom...

    ResponderEliminar