2014/09/12

Windows 9 apanhado com Start Menu e desktops virtuais


Está programada para o final do mês a disponibilização da versão "Windows Technical Preview" do próximo Windows 9, mas como os segredos dificilmente se conseguem manter hoje em dia, já começaram a circular imagens e vídeos do que este novo Windows nos vai trazer.

A primeira coisa que imediatamente saltará à vista é o regresso do Start Menu cuja remoção tanto angustiou os utilizadores. O Start Menu está de volta, combinando a funcionalidade clássica com as novas Live Tiles (e que na prática coloca lado a lado o que tínhamos antes, com um autêntico interface "Windows Phone" logo ali ao lado). Tinha custado assim tanto pensar nisto logo de início para o Windows 8 e evitado toda a polémica?

Passa também a haver um icon de pesquisa colocado logo ao lado do Start Menu (para além de também termos a pesquisa no próprio Start Menu), permitindo o acesso imediato à pesquisa sem saltar para o interface "Metro". Ao lado deste, encontramos um icon que permite saltar entre os múltiplos desktops virtuais. Uma funcionalidade que certamente irá ser recebido com bastante "gozo" por parte dos utilizadores de sistemas operativos (dos Linux ao OS X) que têm esta funcionalidade... há anos! Também teremos direito a um centro de notificações.

Parece-me que o Windows 9 se prepara para ser "aquilo que o Windows 8 deveria ter sido". E depois de conquistado o público, restará saber se a nível da administração também irá convencer as empresas...

Actualização: também já temos os desktops virtuais e o centro de notificações em vídeo.


7 comentários:

  1. pode ser que convença. O principal problema nas empresas era a curva de aprendizagem (para não falar que para mais de 90% (assim de cabeça) dos utilizadores empresariais, o próprio XP era mais que suficiente paras as necessidades)
    Para os sysadmins, a conversa era outra, mas para esses, o win7 já chegava (isto por causa de algumas funcionalidades de baixo nivel para gestão centralizada, como seja um melhor suporte para powershell, melhor suporte para group policy avançado, drivers, etc)
    Still, o contrário do que a M$ desejava, o XP ainda está para muitas curvas.
    A mesma lógica pode-se aplicar ao Office: o 2003 ainda serve muito bem, embora tenha havido alterações profundas no 2007. mas dai para a frente? nada de novo (para, novamente, mais de 90% dos users)
    A M$, para convencer o mercado a fazer upgrades, tem que oferecer realmente coisas novas e uteis aos users. Senão a argumentação vaga para fazer upgrades (pq é melhor; pq é mais rápido; pq é mais seguro; pq vamos cortar com o suporte ao XP), cai por terra e não produz resultados (leia-se, vendas)

    ResponderEliminar
  2. Tá a ficar igual ao cinnamon do Mint!

    ResponderEliminar
  3. Tá quase bom. Agora é só retirar aqueles ÍCONES GIGANTES dali que não fazem falta nenhuma num desktop e tá-se bem :)
    Eu pessoalmente uso o meu start to windows 7 como uma barra de atalhos e faço uso da caixa de pesquisa para o resto. Andar a mostrar pastas de shortcuts como antigamente não dá né.

    ResponderEliminar
  4. Lol..., mal vai a procissão, quando o interesse nº1 de um novo SO é que vai ter (novamente) um botão Start...

    Concordo plenamente com o MPL, a M$ só tem o peso que tem (será) porque, no tempo em que era monopólio, conseguiu agarrar milhões de users e empresas ao seu SO, que não mudam, por comodismo ou falta de conhecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No tempo em que era (passado) monopólio não, tem ainda hoje o monopólio.

      A MS agarrou e agarra porque foi a ÚNICA empresa que tinha um SO para particulares e empresas/bancos/etc, que funciona em máquinas de todas as marcas E dá suporte, cursos, SDK, plataformas de programação, etc. Ora diz-me lá uma que faça isso?

      E muitos falam do Linux como se fosse algo de outro mundo, mas é uma catástrofe os conhecimentos de comandos, fontes de apps, diversidade de UI, etc etc. O Windows é para desktop e empresas, o que o Android é para telemóveis. Não tem haver com gostarem ou não: são as únicas plataformas multi marca, de todos os preços, e com o suporte mais alargado mas plataformas.

      Quanto ao Windows 9: que seja tão ou mais rápido que o 8, mas muito menos apancado... o 8 está ao nível do Vista, ou seja, baixo.

      Eliminar
    2. O Polidinho tem razão. Por muitos defeitos que possa ter (e tem) o Windows acaba por ser o único SO que dá respostas à esmagadora maoria dos utililizadores de computadores, sejam particulares sejam empresas.
      E o facto da discussão se centrar no menu de start mostra que a maior parte dos problemas antigos do Windows (lentidão, crashes, ect) já estará ultrapassada.

      Eliminar