Lembram-se do projecto OpenWorm que pretende recriar digitalmente um verme? O que acham de lhe dar um corpo físico, neste caso composto por um robot LEGO Mindstorms EV3?
O projecto OpenWorm está a recriar digitalmente todos os elementos de um pequeno verme, processo facilitado pelo seu cérebro com apenas 302 neurónios; e agora foi usado este robot Lego Mindstorms EV3 para lhe dar corpo.
As respectivas entradas sensoriais e controlos de movimento foram obviamente adaptadas e ligadas a diversos sensores e ao controlo dos motores, mas o mais curioso é que não demorou muito para que este pequeno robot adoptasse o mesmo comportamento de um verme: movimentando-se na direcção da comida, parando quando batia em algo, e avançando e recuando dependendo de onde lhe tocarem.
Tudo isto sem que o mesmo tenha recebido qualquer ensinamento especial, tal como acontece com um animal real. Com a evolução tecnológica, é apenas uma questão de tempo até que máquinas deste tipo possam simular e implementar cérebros bem mais complexos. E depois vem a fase das questões complicadas... será que um cérebro digital poderá tornar-se consciente à semelhança dos nossos cérebros biológicos?
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)