2015/01/20

Notícias do Dia

Nova vaga de ataques de ransomware aumentam o desespero de utilizadores e empresas; a Seek Thermal sobe a parada nas câmaras térmicas acessíveis com um zoom óptico; as passwords mais populares de 2014 continuam a revelar a falta de imaginação dos utilizadores (havendo também aqueles a quem basta perguntar qual é); e o sonho de ficar rico com uma app de sucesso.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para te oferecer: um hub USB com 7 portas e interruptores individuais.


Empresas chinesas já vendem 40% dos smartphones


Sabemos há séculos que é a Terra que gira em torno do Sol, mas muitas vezes temos a ilusão de que o "ocidente" é que é o centro do planeta. Pois bem, a realidade vai-se tornando cada vez mais difícil de ignorar, e não faltam números para a sustentar: como o facto das empresas chinesas serem já responsáveis por vender 40% dos smartphones, e que no próximo ano três delas estejam no top 5 (Lenovo, Huawei e Xiaomi).

Embora não seja de prever que qualquer uma delas ignore o mercado mundial, não deixaremos de nos ir sentindo cada vez mais como "o resto do mundo" à medida que forem dando cada vez mais prioridade ao seu próprio mercado nacional.

Descontos da MS tornam o Windows 8.1 gratuito para os tablets abaixo das 9"


Já sabemos que a MS se tem empenhado em tornar o Windows mais atractivo para os fabricantes de hardware, e uma tabela com os preços e descontos revela o que tem sido feito. Para tablets com ecrã de tamanho inferior a 9", a MS cobra um valor de $10 pelo Windows 8.1 com Bing... mas aplica também um desconto de $10, o que efectivamente faz com que os fabricantes o possam incluir nos seus tablets gratuitamente.

Curiosamente, a opção pelo Windows 8.1 com Bing e com um ano de Office 365 fica precisamente pelo mesmo preço, o que também ajuda a explicar porque motivo a maioria dos tablets tem vindo com essa oferta.


No México há povoações a criarem as suas redes de telemóvel


No México há muitas povoações que estão desligadas do mundo, em locais remotos e onde as empresas de telecomunicações consideram não ser lucrativo instalar as suas redes. A solução tem sido criarem as suas próprias mini-redes celulares usando sistemas open-source, que não só permite um custo de instalação muito mais reduzido, como permite que a população tenha tarifários igualmente acessíveis (menos de 2 euros/mês, com chamadas e SMS ilimitados dentro da própria rede).


Ministro Britânico quer Netflix a nível Europeu


A internet ligou o mundo, mas infelizmente o mundo continua a querer aplicar o mesmo conceito de fronteiras ao mundo digital. Um ministro britânico diz que não faz sentido que um cliente do Netflix deixe de ter acesso à programação que vê no seu país só porque está noutro país, e que o serviço deveria ser igual a nível Europeu.

Até dá que pensar... um ministro a dizer algo com bom senso e que reflecte aquilo que a maioria dos europeus diz há muito. Certamente deve-se apenas a não poder ver os seus programas favoritos no Netflix quando viaja para fora do UK, mas não deixa de ter razão.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)