2015/02/09

Inventor da bateria de iões de Lítio quer criar nova "super-bateria"


John Goodenough é um dos mais importantes desconhecidos da nossa era, e sem ele o mundo seria bem diferente. Bastará dizer que é homem que inventou as baterias de iões de lítio, que permitiram revolucionar o mundo dos equipamentos portáteis, e que agora trabalha numa nova "super-bateria" que possa dar resposta ao que todos desejam: maior autonomia.

Com um nome curioso, John Goodenough (que literalmente se traduz para "bom que chegue") inventou as nossas bem conhecidas baterias de iões de lítio quanto tinha 57 anos, e que começaram a ser comercializadas cerca de uma década mais tarde pela Sony (1991) mudando o mundo para sempre. Actualmente com 92 anos, Goodenough não deixa que o seu nome o impeça de querer melhorar ainda mais as baterias, que ainda não são "suficientemente boas", e pensa estar no bom caminho para uma nova super-bateria.

O problema das baterias é encontrar a "receita química" perfeita para as mesmas, e ao longo das décadas muitos são os que têm tentado superar a receita de John Goodenough. Mas as melhorias milagrosas que por vezes vão sendo anunciadas continuam sem dar qualquer tipo de fruto, e aquelas que realmente chegam até nós trazem apenas melhorias marginais face às baterias que sempre conhecemos.

John tem uma ideia mais radical e que muitos têm tentado solucionar - infelizmente sem sucesso até ao momento. Usando um ânodo em lítio puro, uma bateria poderia ter uma capacidade 60% superior às baterias de iões de lítio. E facilmente podem imaginar o que seria, de um momento para o outro, ver todos os dispositivos a baterias ter tal aumento de autonomia: um smartphone que durasse um dia "à rasquinha" poderia aguentar-se confortavelmente mesmo com uso intensivo; um automóvel eléctrico que se esforçasse para fazer 300Km poderia imediatamente percorrer 480Km/h; ou, seguindo no caminho oposto, poderíamos ter dispositivos com capacidade equivalente aos actuais, com uma bateria com metade do tamanho.

Resta-nos desejar-lhe toda a "autonomia" do mundo para que consiga solucionar o problema e voltar a revolucionar o mundo - e desta vez, com a certeza de que o seu nome passará a ser reconhecido por todos! :)


Actualização: e dois anos mais tarde, temos realmente uma nova bateria, que contou com ajuda portuguesa e tudo. :)

4 comentários:

  1. "After World War II, Goodenough, by then a 24-year-old Army captain posted in the Azores Archipelago off the coast of Portugal, received a telex ordering him to Washington, DC."

    ResponderEliminar
  2. Not good enogh... He needs to chance name and retry.

    ResponderEliminar
  3. prefiro baterias grandes, que me dêem conforto, do que ter design e andar a desesperar por "juice"...

    ResponderEliminar