2015/03/30

Android for Work é uma excelente solução para o trabalho (mas difícil de configurar)


Android e iOS começaram como sistemas orientados para o grande público, mas ao pouco foram atraindo cada vez mais o interesse das empresas como ferramentas de trabalho. O Android for Work é uma das mais recentes novidades da plataforma do Google que irá ajudar a melhor gerir a dualidade de um smartphone para uso pessoal e profissional.

Quer seja um smartphone da empresa, que o utilizador deseja usar também para as suas próprias coisas; ou de um smartphone pessoal, que se deseja usar no trabalho; rapidamente se começam a notar limitações quando se quer fazer este tipo de "2-em-1". Como se separam os emails e calendários pessoais dos profissionais? Como se evitam as confusões entre documentos pessoais e da empresa? A resposta do Google é o Android for Work, e que basicamente permite criar todo um mundo "separado" dedicado à parte profissional.

Com o Android for Work, empresas que usem sistemas de gestão compatíveis com o sistema (como o Google Apps for Work) podem criar listas de apps que os seus funcionários poderão usar nos seus Androids, mas em modo "profissional". Estas apps surgem com um pequeno indicador sobre o seu icon, e na prática permitem separar tudo aquilo que é "do trabalho" de tudo o resto que é pessoal.


Ao abrirem o Gmail "for Work" saberão que estão a lidar com emails do trabalho; assim como os documentos, calendário, e toda e qualquer app que for disponibilizada neste modo. É uma solução que se torna bem mais prática do que criar dois perfis separados no Android - e que obrigaria a estar continuamente a saltar de uma conta para a outra. Assim, nada impede que espreitem o vosso próprio email enquanto estão a tratar de coisas para o trabalho - ou vice-versa (até as notificações são diferenciadas com o mesmo icon de trabalho que temos no icon das apps.)


Mas se do lado do utilizador é tudo simples e prático... do lado de quem gere o sistema as coisas são ligeiramente mais complicadas. Parece ficar demonstrado que o Google ainda não dedicou o tempo suficiente a finalizar este modo, e por agora isto é algo que se encontra escondido atrás de páginas e páginas de opções que não são de fácil descoberta. Infelizmente é algo a que os utilizadores do Google Apps for Works já vão estando habituados (de ficarem "esquecidos")... mas seria um ponto a rever e que certamente ajudaria a dar mais visibilidade a este Android for Work.

O outro ponto é que, de momento, não é possível adicionar apps pagas à lista de apps disponíveis para os funcionários. Por agora só se podem adicionar apps gratuitas, o que também se poderá tornar num factor limitativo no caso de empresas que dependam de apps pagas (o sistema contempla essa possibilidade, mas os developers terão que adicionar suporte para "bulk buying" - o que parece ainda ser algo inexistente.)

Mas, estes pontos negativos são coisas que podem rapidamente ser resolvidas com simples actualizações - e o importante é que o Android for Work será uma excelente opção para quem queira usar o seu Android para ambas as funções: pessoal e profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)