2015/03/21

Popcorn Time aposta no P2P total para se tornar "invencível"


O Popcorn Time fez enorme sucesso desde o seu nascimento, facilitando o acesso a todo um conjunto de filmes, em alta-definição, e logo foi alvo da ira dos estúdios e entidades anti-pirataria, que continuamente o perseguiram. Mas o serviço continua vivo - com outros developers - e promete para breve uma actualização que o tornará "invencível".

O Popcorn Time está vivo mas continua a ser perseguido em todos os locais que ousa aparecer (ainda recentemente voltou a surgir na Play Store do Google, para ser removido no espaço de poucas horas). Mas os responsáveis que vão mantendo o projecto dizem que está para breve a chegada de uma versão que será a sua vingança contra todas as tentativas de bloqueio: a passagem para um sistema completamente P2P.

Tal como nos BitTorrents o sistema evoluiu de forma a dispensar os trackers centralizados (e que logo se tornarem no alvo das entidades) e optando por um sistema descentralizado de gestão; a passagem para um sistema completamente P2P no Popcorn Time irá significar que não há qualquer "alvo"que possa ser eliminado e causar a suspensão do serviço. O mesmo passará a estar apenas dependente dos seus utilizadores, e onde quantos mais utilizadores houver, melhor funcionará (algo que não deverá ser problema se acreditarmos nos números avançados de que existem mais de 100 mil novos utilizadores a aderirem ao Popcorn Time a cada dia.)

Há muito que dizemos que o efeito da perseguição às partilhas de conteúdos é apenas a criação de novos sistemas que se vão tornando mais eficazes e imunes às formas de ataque que existem. É bem possível que venham a ser criadas novas formas de combate que tentarão destruir estes serviços P2P descentralizados (tal como actualmente já há quem tente se infiltrar num "swarm" de torrents e enviar dados corrompidos), mas neste momento a vantagem irá estar do lado dos piratas, que também saberão rapidamente reagir às novas ameaças que vierem a surgir.

12 comentários:

  1. "piratas"? não necessariamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não necessariamente... mostra-me um filme, um que seja, que esteja no popcorn de forma legal.

      Eliminar
    2. Em Portugal são legais porque a partilha de ficheiros é legal. Por isso técnicamente todos os filmes que estão no Popcorn Time são legais em Portugal.

      Eliminar
    3. Isso está errado. Totalmente errado.

      Eliminar
    4. AJM "mostra-me um filme, um que seja, que esteja no popcorn de forma legal"

      Com todo o gosto. Away From Keyboad

      Eliminar
  2. Isto deixa-me uma dúvida... Neste caso a velocidade de upload vai estar dependente da ligação dos utilizadores que estiverem a servir o filme... Não irá causar delays na visualização?? Ou no caso de ser uma publicação recente poderemos ficar com s visualização de um filme a meio devido à falta de fontes (seeders) ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querias dizer no caso de publicação antiga. Essas é que poderão não ter seeders, apenas leechers. Contudo, em publicações muito recentes poderão ter velocidade lenta de partilha devido ao grande afluxo de requesito por aquela publicação específica.

      Eliminar
    2. No caso dos torrents, uma das vantagens é precisamente a de não ficar lento com grande número de utilizadores (na teoria, pois na prática dependerá das velocidades de download/upload.) Mas quase sempre terás melhores velocidades com swarms de "milhões" do que apenas com uma duzia de utilizadores.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Desculpa mas não entendi a diferença. O PCT já é p2p e sempre foi, ele usa a base de dados da Yify para filmes e da EZTV para séries e saca o video como qualquer programa de torrents, de outros utilizadores dos trackers que está a usar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente por isso, o objectivo é deixar de ficar dependente de qualquer tracker ou site específico, ao estilo do que se tem com o DHT.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Distributed_hash_table

      Eliminar