2015/04/02

Apps de streaming de vídeo mostram o ridículo dos limites de dados actuais


Apps como o Periscope e o Meerkat têm dado muito que falar nos últimos tempos, permitindo que qualquer utilizador rapidamente possa fazer streaming de vídeo de algo que esteja a ver no momento... e no processo demonstrando também o quão inadequados são os limites de dados que dos tarifários actuais.

Há quem já tenha feito alguns testes quanto à quantidade de dados gastos por estas apps de streaming de vídeo, e chegado a um valor de cerca de 400MB por hora. Ora... pegue-se nos 200MB que os nossos operadores continuam a oferecer com enorme "generosidade" para os seus tarifários base, e vemos que isso nos permitirá fazer um streaming de vídeo durante 30 minutos por mês - o que dá sensivelmente um fantástico minuto por dia.

Mesmo no caso de optarem por um aditivo (já se arranjam 5GB por cerca de 20 euros por mês), isso traduzir-se num máximo de 25 minutos de streaming por dia.

E não pensem que isto é algo que se aplica apenas ao streaming de vídeo, e que alguns de vocês poderão considerar como sendo ainda algo "estranho" e "incomum". Pegue-se nos mais habituais serviços de streaming de música, e os valores andarão entre os 50 e 100MB de dados gastos por hora, dependendo da qualidade. Para um tarifário de 200MB isso traduz em algo como 2 a 4 minutos de música por dia ao longo de um mês; e mesmo quem investir nos 5GB, terá que se limitar a 50 ou 100 minutos de música por dia.

 Mas comecei por falar do streaming de vídeo precisamente por não se tratar de algo tão descabido como se possa pensar. Actualmente muitas pessoas poderão pensar que o é, apenas e somente porque os tarifários que temos não permitem sequer contemplar a possibilidade de lhes dar uso - mas imagine-se que também nos dispositivos mobiles não se tivesse limites, e que nada vos impediria de fazer streaming durante 8, 12, ou 24h por dia? Acham que rapidamente não começariam a descobrir novas formas de utilizar os dispositivos e serviços disponíveis, em vez de, desde logo, eliminarem todas essas possibilidades?

Vamos lá, caros operadores... estamos em 2015, temos velocidades 4GB que fazem com que a maioria dos smartphones facilmente superem as velocidades de internet que temos nas ligações de casa. Do que estão à espera para nos permitir começar a tirar partido disso?

4 comentários:

  1. Os operadores só querem encher a mula ;) enquanto poderem espremer tudo o que conseguirem vão existir sempre "limites" ;)

    ResponderEliminar
  2. Esta tem sido uma conversa que tenho tido com muita gente nos dias de hoje.
    Como é que alguém acha "normal" ter um tarifário em que se pode falar "ilimitado" mas com 200mb ou vá 1gb de net , mas que se paga 30 e tal euros, quando em casa tenho televisão net e telefone quase pelo mesmo valor e em alguns casos até mais baixo.

    Se já me sinto roubado em casa, no telemóvel então ....

    ResponderEliminar
  3. Eles não sobem o tráfego para terem sempre algo a propor com novas campanhas/adesões. Continuam a fazer isto por não terem concorrência.

    ResponderEliminar
  4. O mal é a falta de concorrência e uma entidade reguladora que não incentiva a mesma, barrando todas as tentativas.O mercado português está feito para monopólios

    ResponderEliminar