2015/04/15

Huawei apresenta o P8 e P8 Max

A Huawei já revelou o seu mais recente topo de gama, o P8, e o nosso Luis Costa esteve em Londres para assistir em directo e ao vivo a esta novidade.


A Huawei desde sempre que tem criado smartphones altamente atractivos, e o P8 não foge à regra. Resultando da evolução dos modelos que o antecederam, este é o modelo com que a Huawei irá enfrentar os iPhone 6 e os novos Galaxy S6.


O Huawei P8 surge em duas variantes, de 5.2" e 6.9", para acomodar tanto os que procuram um smartphone compacto como os fãs dos phablets. O tamanho de 6.9" poderá parecer um exagero (e é!) mas é compensando em parte pelo facto da Huawei ter reduzido ao mínimo o espaço desperdiçado em torno do ecrã. O P8 tem uma relação ecrã/superfície frontal de 78.3%, superior às dos seus concorrentes.


A construção também passa a ser inteiramente em metal, com a espessura a ser reduzida para os 6.4mm (novamente, mais fino que o iPhone 6 e Galaxy S6), e com a Huawei a não deixar de referir que neste P8 a câmara não "fica de fora".



No seu interior encontramos um CPU Kirin 930 octa-core de 64-bit; 3GB de RAM; 16/64GB de flash + microSD até 128GB; dual SIM; câmara frontal de 8MP e traseira de 13MP; e baterias de 2600 e 4360mAh - acompanhadas por uma "firewall para a bateria" que impede que apps mal comportadas provoquem um consumo excessivo da mesma, permitindo uma utilização para 1 ou 2 dias de forma despreocupada. Os ecrãs ficam-se pela resolução Full HD, mas não me parece que seja por aí que o P8 perca interessados.


A Huawei apostou em coisas interessantes, como o Signal+ e WiFi+, que prometem recepção melhorada e transição automática entre redes sem os tradicionais atrasos a isso associados; e até curiosidades como a possibilidade de "chamar pelo telemóvel" por voz, e ele responder-nos para sabermos onde ele está.


Entre os acessórios encontramos coisas curiosas como uma capa e-Ink com ecrã de 4.3" que poderá ser lido sem dificuldade mesmo perante o Sol (e com baixo consumo de energia.)




O P8 vai ter um preço de 499 euros (16GB) e 599 euros (64GB); enquanto que o P8 Max ficará por 549 euros (32GB) e 649 euros (64GB), com a sua chegada a Portugal prevista para o próximo mês.


Um agradecimento final à Huawei por nos ter levado a Londres para acompanharmos este evento ao vivo.

2 comentários:

  1. Tinha em muito boa consideração a Huawei, sobretudo com o lindíssimo antecessor P7 que além de um óptimo preço ostentava um design fabuloso (fazendo lembrar um pouco os Sony Z2/Z3).

    Não é que agora tenha perdido o bom agrado com a marca (mesmo nunca tendo tido um Huawei), mas sinceramente acho que as cópias (neste caso ao Iphone) tem os seus limites.
    A Huawei não necessitava disso, podia inclusive fazer melhor e mais bonito que o "assim assim" Iphone 6, mas preferiram fazer uma coisa que no fundo não tem qualquer identidade.

    Ainda que se trate de jogo de marketing e possam com isso efectuar vendas acrescidas, com esta escolha de design para o seu top de linha, a Huawei mais parece estar-se a assemelhar a qualquer marca Chinesa "rafeira" que apenas plagia e nada de novo cria!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em termos de estética, em parte concordo, mas não nos podemos esquecer que este design nasceu com o HTC M7...

      No que respeita a inovação e funcionalidades, a marca tem apresentado várias propostas, algumas delas bastante interessantes.

      Eliminar