2015/04/15

Câmara auto-alimentada pela própria luz que recebe


Investigadores criaram a primeira câmara que pode funcionar de forma permanente sem necessidade de baterias ou alimentação externa, recorrendo à própria luz que capta para funcionar.

A ideia poderá parecer um verdadeiro "ovo de Colombo": se os sensores das câmaras são capazes de transformar a luz em electricidade, porque não usar essa electricidade para alimentar a própria câmara? Foi isso que levou estes investigadores da Universidade de Columbia a criarem esta câmara auto-alimentada pela própria luz que recebe nos seus pixeis.

Antes de sonharem com um mundo onde as câmaras poderão ficar pousadas em qualquer lado e transmitir imagens sem preocupações de autonomia, importa lembrar que este protótipo recorre a foto-díodos individuais para captar uma imagem com uma reduzida resolução de apenas 40x30 pixeis, e funcionando apenas a cerca de 1fps. A reduzida frequência deve-se ao facto da câmara alternar entre ciclos de recolha de luz para acumular energia, e depois fazer a captura de imagem propriamente dia. Mas ainda assim, não deixa de ser uma técnica curiosa que certamente inspirará mais exploração nesta área.


Quanto ao ponto contra desta câmara não poder funcionar no escuro... importa relembrar que também não adianta muito ter uma câmara normal nessas condições onde nada se pode ver (a não ser que tenha assistência para a iluminação.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)