2015/04/23

Notícias do Dia

O Google já revelou a sua aguardada rede mobile Project Fi; a Xiaomi apresentou o seu Mi 4i com uma bateria de referência para a classe dos smartphones de 5"; o Outlook para Android já foi lançado em versão final, e com gestos de swipe configuráveis; a Fon faz parceria com a Vodafone em Espanha e Itália; a segurança dos dados biométricos volta a ser posta em causa com uma vulnerabilidade que permite roubar impressões digitais dos Samsung Galaxy S5; e o Google propõe-nos que se pague uma mensalidade para se ver menos anúncios nas páginas web.

E não se esqueçam que esta semana temos que agradecer à Motorola por nos disponibilizar um Moto E para vos oferecermos como prenda dos 4 anos de Apps do Android; e que se aproxima mais um dos nossos imperdíveis meetings mensais, que se realiza já este sábado.


Amazon e Audi testam entrega directa na mala dos carros


Hoje em dia, a recepção de encomendas é algo que é uma dor de cabeça para muitas pessoas. Durante o dia não se está em casa para as receber; e muitos não terão a facilidade de as poder receber no seu local de trabalho. Um dilema que tem dado origem a formas criativas de o tentar resolver, como um programa piloto na Alemanha que permite que encomendas feitas na Amazon sejam entregues directamente na mala dos automóveis dos clientes.


Com este sistema os carros têm a possibilidade de abrir a mala (e só a mala) usando um código único que os estafetas poderão usar para depositar a encomenda, ficando a mala automaticamente trancada definitivamente assim que é fechada.


As previsões acertadas de Bill Gates em 1999


Nem sempre é fácil lembrarmos-nos de como as coisas eram, e mais complicado ainda será prever como as coisas serão neste mundo em tão rápida mudança. Mas Bill Gates foi uma das pessoas que partilhava a sua visão do futuro com o mundo, e há coisas em que acertou exactamente no alvo.

Serviços de comparação de preços; dispositivos compactos que nos permite estar constantemente em contacto com o mundo e aceder a toda a informação que se deseje; a possibilidade de ver a nossa casa em tempo real a partir de qualquer parte do mundo; serviços que permitam amigos e familiares de falar e partilhar coisas entre si; publicidade inteligente, que saberá os nossos interesses e apresentará os anúncios mais adequados para nós. Coisas que hoje em dia consideramos normais... mas que em 1999 não o eram. :)


Windows 10 vai voltar a trazer o Solitaire


No Windows 10 não é só o Start Menu que estará de regresso. Parece que a MS cedeu às pressões nostálgicas dos utilizadores e irá incluir novamente o mítico Solitaire, que tinha desaparecido com a chegada do Windows 8 (embora estivesse disponível na Windows Store para quem o quisesse descarregar.)

Mais um motivo que garantirá que o Windows 10 seja um sucesso - embora tenha que deixar o meu "protesto" de que também o Minesweeper mereceria igual tratamento. :)


Cientistas chineses alteram geneticamente embriões humanos

Um grupo de cientistas chineses diz ter conseguido alterar geneticamente embriões humanos, reacendendo a polémica sobre as questões éticas destas práticas. Embora ainda muito haja por fazer (as modificações feitas parecem introduzir mutações noutras partes do DNA), o potencial destas técnicas poderá permitir erradicar doenças fatais. Por outro lado, há também um vasto potencial para abusos (querer controlar e maximizar características "desejáveis") que, aliado ao desconhecimento dos efeitos que poderá ter a longo prazo, faz com que seja uma área onde seja necessária bastante prudência.

Infelizmente, e sem querer entrar em modo de "teorias de conspiração", parece-me impossível de evitar que alguém vá fazendo este tipo de experiências, mesmo que seja longe do olhar do mundo (e o seu imenso potencial fará com que todos os outros também o façam, para não correrem o risco de ficarem para trás.) Um pouco ao estilo do que se passa com as armas químicas... supostamente estão banidas, mas ninguém deixa de as desenvolver "só para efeitos de defesa".



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)