2015/05/11

SSDs podem perder dados em menos de uma semana


Os SSDs há muito que se tornaram nos "discos" recomendados para todos os que procuram maximizar o desempenho do seu computador - mas aquilo que oferecem em velocidade parece não se reflectir na garantia de longevidade do seus dados, que nalguns casos se pode resumir a uma questão de dias.

Os SSDs trocam os pratos rotativos por memórias flash, eliminando partes mecânicas móveis e possibilitando velocidades muito superiores. Mas embora já muito se tenha feito para melhorar a sua longevidade em operação (actualmente, os SSDs são capazes de superar todas as expectativas de utilização normal) há outros factores que os podem tornar numa péssima escolha para o armazenamento de dados a longo prazo... como a temperatura.

Embora em condições "normais" (25ºC), um SSD desligado da alimentação possa/deva manter os seus dados por cerca de 2 anos, o problema é que por cada 5ºC que aumente a temperatura, esse valor reduz-se para metade. Coloque-se um destes discos num armazém a 40ºC, e a retenção de dados cai para 3 meses; e em casos extremos, em ambientes industriais ou data-centers, podemos correr o risco de um SSD desligado perder dados em menos de uma semana.

Não será situação que deverá preocupar os utilizadores normais... a não ser relembrar que se quiserem manter backups "offline" em disco, será melhor optarem por um disco magnético - afinal... até fica mais barato.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)