2015/07/03

Notícias do Dia

A OnePlus já tem disponíveis os seus óculos VR de cartão; o Windows 10 chega a 27 de Julho mas só para alguns; uma divertida app para criares fotos com movimento; a MS mostrou-nos um curioso sistema de reconhecimento automático de objectos em 3D; e o Apple Music custa apenas 1.72 euros... na Índia.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam de dar um salto ao nosso passatempo FCA onde podem ganhar um livro dedicado à programação de jogos para Android.

Novo browser Edge da Microsoft não suporta o Silverlight



Todos sabemos que a evolução é inevitável, e que não se deverá criticar (demasiado) quando as empresas finalmente começam a seguir por caminhos mais acertados. De qualquer forma, não há como evitar o sentimento de lhes relembrar algo do tipo "I told you so!" como agora acontece com o caso do novo browser Edge da Microsoft... que nem sequer suportará o seu Silverlight.

Desde o início que se sabia que o Silverlight era um erro... e agora, aqui está a confirmação oficial, dada pelos seus próprios criadores. Esperemos apenas que seja uma lição que sirva para evitar erros idênticos no futuro.



Reddit em caos depois do afastamento da coordenadora dos AMA



Os AMA (Ask Me Anything) têm sido uma rubrica bastante popular e mediática no Reddit, em que individualidades e outras pessoas famosas respondem a todo o tipo de questões colocadas pelos utilizadores. No entanto, o Reddit terá despedido a pessoas responsável por coordenar estes eventos, gerando uma onda de contestação que tem feito com que grande parte dos grupos mais populares tenham mudado a sua visibilidade de "público" para "privado".

Ainda não se sabe o que terá estado na origem do afastamento da moderadora, mas parece que terá sido a sua resistência a "comercializar" os AMA de forma que ela considerava abusiva e que estragaria o formato... Vamos ver como é que a "novela" vai terminar...


Bubble Wrap vai ser substituído pelo iBubble Wrap... que não faz pop


Quem consegue resistir a estourar as pequenas bolhas plásticas da película de protecção bubble wrap usada na embalagem de muitos produtos? Infelizmente, isso será cada vez mais raro, pois o produto está a ser substituído por uma nova versão, mais eficiente... mas que deixará de permitir o satisfatório estourar das bolhas.

A nova versão consiste em fileiras de bolhas ligadas entre si. Assim, a película pode ser despachada de forma compactada, sem ar, e só ser enchida quando for utilizada. Para se ter uma ideia da poupança que isto representa, um único camião poderá transportar a mesma quantidade de película que 47(!) camiões com o bubble wrap original.


Rolhas com NFC garantem autenticidade da bebida


O NFC ainda não se tornou verdadeiramente popular entre os consumidores, mas poderá começar a fazê-lo entre os apreciadores de cognac, A Remy Martin (aparentemente uma das marcas mais prestigiadas deste tipo de bebidas) está a preparar uma rolha inteligente com NFC que será capaz de garantir a autenticidade das suas garrafas e de que o conteúdo não é falsificado.

... Teria mais piada se em vez da app simplesmente verificar o chip NFC, nos desse a opção para ejectar a rolhar de forma automática, evitando o recurso a um saca-rolhas. Isso sim, teria sucesso. Quanto à autenticidade, lamento informá-los que por esta altura já deverá haver uma qualquer fábrica em certa parte do mundo a fabricar chips NFC clonados que passarão por "originais"... Ou, no caso de haver validação online, arriscando-se a que uma garrafa falsificada passe por legítima, e depois a autêntica, com o mesmo código, seja reportada como sendo ilegal, subvertendo completamente o sistema a que se propunha. Enfim... a coisa do costume que já conhecemos de todas as tentativas de DRM.





Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)