2015/08/26

Confusão das portas USB 3.0 está para ficar


Se esperavam que com a chegada do USB 3.0 tudo ficasse simplificado, vão ficar desapontados. Na verdade, a chegada do USB 3.0 (que na verdade é o USB 3.1 Gen 1) ainda vai deixar muita gente baralhada... e não parece haver solução fácil no horizonte.

Até agora, os utilizadores tinham que lidar com dispositivos USB que podiam anunciar-se como sendo Low-Speed (USB 1.x de 1.5Mbps), Full-Speed (USB 1.x de 12Mbps), e Hi-Speed (USB 2.0  de 480Mbps). Com o USB 3.1, passamos a ter o Superspeed (5Gbps) e o Superspeed+ (10Gbps), mas que infelizmente não se ficam por aqui.


É que para além das velocidades, cada ficha USB poderá suportar (ou não) o USB Power Delivery que, no caso da ficha ser acompanhada por um logo, será indicado pelos diversos símbolos do USB dependendo da velocidade, dentro de uma imagem de uma pilha.

E se pensavam que por agora já ficava tudo definido... infelizmente não. É que agora as portas USB Type-C podem ter funcionalidades alternativas, como ligações HDM ou DisplayPort (e até o Thunderbolt pode funcionar também com uma ficha USB Type-C). E se for esse o caso, haverá necessidade para indicações adicionais... ou "saberem que as tem"!


Em suma... preparem-se para que o standard USB do futuro ainda venha a dar algumas grandes dores de cabeça, ao permitir carregamentos rápidos nuns dispositivos mas não em outros, ou uma ligação DisplayPort num portátil mas não num outro, ou uma qualquer combinação de tudo o que já foi dito.


Para terminar, apenas a referência de que, tendo já mexido num smartphone com USB Type-C, a primeira constatação é que a ficha tem tamanho bem maior do que seria de imaginar (maior que o tradicional micro-USB) e o processo de encaixe, embora seja reversível e melhor que o do micro-USB, infelizmente não está ao nível da ficha lightning da Apple (muito provavelmente por o socket conter uma patilha plástica no meio, coisa que não existe na ficha lightning.)

... Mais um motivo para apostar que o ZNAPS seja o sucesso que se está à espera! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)