2015/08/21

Notícias do Dia

O Spotify quer ter permissão para aceder a tudo no nosso smartphone; o Android Wear 1.3 chega com watchfaces interactivos e Google Translate integrado; afinal parece que o Project Ara sempre resiste às quedas; como transformar um percurso no Google Maps num vídeo com as imagens do Streetview; e a Dinamarca prende responsáveis de sites sobre o Popcorn Time.

E antes de passarmos às notícias do dia; não te esqueças que esta semana o gadget que temos para te oferecer é um apontador laser verde, e basta uma resposta certa para ficares habilitado.


Google+ deixa de ser uma app obrigatória nos Android



Mais um sinal de que o Google+ deixou de ser uma prioridade do Google. A app deixa de ser de instalação obrigatória nos Androids com acesso oficial aos serviços do Google.


Refira-se que isto não é sinal da sua morte iminente, pois também o Google Play Games, Google Play Books, e Google Newsstand receberam idêntico tratamento (e há muitas outras apps do Google que já o eram), e continuarão a estar disponíveis para serem instaladas por quem as quiser usar. De qualquer forma... mostra bem o afastamento cada vez maior do Google a este serviço que ainda há pouco tempo era considerado o núcleo central de toda a presença online dos seus utilizadores.


Reino Unido quer que Google esqueça as notícias que falam das notícias esquecidas



A imposição europeia do "direito a ser esquecido" continua a dar origem a coisas caricatas, e agora o Reino Unido vem demonstrá-lo, exigindo ao Google que remova os links para notícias que falam sobre os conteúdos que deveriam ser esquecidos (e que graças à sua mediatização, têm tido precisamente o efeito oposto).

O Google tem 35 dias para cumprir com esta exigência... mas algo me diz que estas remoções ainda vão dar muito que falar...


MS antecipa-se ao Android M e lança um "Now on tap" no Bing


Uma das novidades do Android M é o Google Now on tap, que permite que o Google Now tenha como contexto aquilo que estivermos a ver ou a fazer no momento. Isso é algo que só poderemos ver em acção quando o Android M chegar... ou então usar o Bing da Microsoft, que passa a ter funcionalidade idêntica.

É bom ver a MS cheia de vontade de se mexer e de fazer as coisas rapidamente... mesmo que pareça estar a dar mais prioridade às plataformas da concorrência do que à sua - se bem que isso também se justifica.




Cidade Italiana regressou ao Office 365 por ficar "mais barato" que o OpenOffice



Eis uma notícia que seguramente irá apoquentar os fãs do software livre. Depois de quatro anos a usar o OpenOffice, uma cidade italiana optou por regressar ao Office 365 da Microsoft por ficar mais barato.

Segundo um estudo realizado, a perda de produtividade derivada da utilização do OpenOffice representava uma custo de 530 euros anuais por funcionário, valor que bem superior aos 197 euros anuais para utilizar o Office 365, com o qual estão mais familiarizados. (A mim parece-me que o principal problema foi não abandonarem mesmo o Office, havendo sistemas que necessitavam de usar o Access e o Excel devido às macros que eram utilizadas - e com as consequentes complicações de tentarem manter um funcionamento "em duplicado".)


Google alia-se ao Facebook contra leis anti zero-rating na Índia



Dois pesos e duas medidas... é que parecem ter empresas como a Google. A empresa pode ser uma forte proponente e defensora da neutralidade da net, mas na Índia aliou-se ao Facebook para defender as chamadas ofertas de dados "zero rating" que permitem que certos operadores não contabilizem os dados de certos serviços ou apps.

Estas ofertas têm estado na mira de várias entidades, que as consideram uma ameaça à neutralidade da net (algumas empresas, apps e serviços terão vantagens consideráveis sobre as outras que não conseguirem negociar da mesma forma), com o Facebook a ser o principal inimigo devido à sua iniciativa Internet.org que tem por base esse mesmo conceito. Mas agora o Google também se junta a ele... complicando mais a situação.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)