2015/08/10

WeChat mostra-nos o futuro das apps de mensagens como plataformas


Temos assistido a uma corrida desenfreada do Facebook para tornar o seu Messenger numa plataforma multifuncional que se estenda para lá das mensagens - mas na verdade, o que está a fazer é simplesmente a tentar não ficar demasiado para trás daquilo que o WeChat já conseguiu fazer na China.

O WeChat é uma app de mensagens, mas dizê-lo assim seria profundamente redutor. Afinal, que outra app de mensagens nos permitiria chamar um táxi, encomendar comida, fazer compras, ver o extracto do banco, fazer pagamentos, receber notificações dos resultados escolares dos filhos (e até ver uma foto da pessoa que os foi buscar à escolha) e muito, muito, muito mais?

Enquanto que no ocidente o mercado tem mostrado preferência por dezenas (centenas?) de apps independentes, na China a aposta tem sido no sentido oposto, de ter uma única app que centraliza milhares e milhares de funcionalidades. Alias, bastará dizer que o WeChat conta, literalmente, com mais de 10 milhões(!) destas "micro-apps" que cada utilizador pode adicionar à sua conta - e chegando ao ponto de muitos developers optarem por testar as suas ideias de apps como apps para o WeChat antes de se aventurarem na criação de apps dedicadas.

Com mais de 500 milhões de utilizadores activos mensais, o WeChat começa já a tornar-se num sistema standard para pagamentos, permitindo até fazer pagamentos em máquinas de venda automática, e lojas. E parece-me inevitável que seja apenas uma questão de tempo até que, por cá, também as nossas apps de mensagens comecem a aprender com eles. O FB já o está a fazer com o Messenger, e falta saber que planos o Google terá - a este respeito - para o seu Hangouts.

... Senão... não se admirem se um dia destes descobrirem que também os utilizadores ocidentais se estão a mudar para o WeChat em detrimento das outras apps de mensagens.

1 comentário: