2015/09/28

Google fez 17 anos


O tempo passa a voar, e o nosso bem conhecido Google já celebrou o seu 17º aniversário, deixando-o a apenas um ano de distância de se tornar maior de idade.

Para celebrar este aniversário o Google partilhou com o mundo algumas fotos das suas origens, e que ajudarão a explicar também a imagem alusiva para esta celebração: como a presença de um velhinho monitor CRT do tempo em que os monitores ainda pesavam (e bem) a carregar de um lado para o outro; uma lava lamp (não é que fosse contemporânea da época, mas fica sempre bem); a página do Google com o seu design bem colorido e folclórico da altura; um pequeno pinguim à espreita, e uma caixa de um servidor feita em blocos tipo LEGO.

Enfim... um retrato de um projecto de dois estudantes, que provavelmente não fariam ideia do percurso pelo qual esses passos iniciais os iriam levar - e que faz com que actualmente estejam à frente de uma empresa que literalmente transformou o mundo e a vida de biliões de pessoas; e cujos planos passam por continuar a fazê-lo ao longo das próximas décadas.

Servirá certamente de inspiração para que todos aqueles que hoje possam estar em situação idêntica à deste início... e que daqui por 17 anos possam vir a ser "o novo Google" que tornará obsoleto este Google actual, e/ou qualquer outra empresa ou tecnologia... por muito que se possa pensar que "isso seria impossível". Venha de lá o impossível, pois só é preciso alguém que se dedique a torná-lo possível! :)

1 comentário:

  1. Em 1998, precisamente, eu já usei o Google Beta, que tinha o aspeto que se vê na imagem, tal e qual, depois de ter visto uma chamada de atenção para ele num newsgroup. A partir desse momento, eu já não quis outra coisa. Embora ainda estivesse na sua versão beta, o Google já era incomparavelmente melhor do que o motor de busca que toda a gente usava naquela altura, que era o Altavista. Não tinha nada a ver uma coisa com a outra. O resultado é o que se sabe. O Google tornou-se num colosso e o Altavista, que é agora Yahoo, continua agonizante (mas nunca mais morre...).

    ResponderEliminar