2015/10/30

Android deverá absorver Chrome OS até 2017


Depois de muitas teorias, parece que finalmente o Google revela as suas atenções de unificar o Chrome OS e o Android, sendo a prioridade dada a este último.

Há muito que a questão do Google querer manter dois sistemas, que de certo modo se sobrepõem, vai gerando algum desconforto. Quando Sundar Pichai, responsável pelo Chrome, assumiu o controlo do Android, redobraram-se as expectativas de que seria um sinal de que ambas as plataformas se iriam unificar - coisa que agora parece estar a materializar-se com a expansão do Android para as áreas que actualmente são cobertas pelo Chrome OS.

Esta unificação do Chrome OS e Android deverá acontecer em 2017. Mas já no próximo ano, o Google quer apostar no lançamento de portáteis com Android em jeito de preparação para o que há-de vir. Equipamentos que irão entrar em "conflito" com os Chromebooks, mas que não deixarão de ser a escolha acertada. Afinal, é mais simples fazer com que um portátil com Android corra o Chrome (mesmo numa versão mais evoluída, ao estilo desktop e Chrome OS) do que fazer com que o Chrome OS adquira a versatilidade do Android (embora também se tenham feito experiências na área de correr apps Android a partir do Chrome).

Embora o Google continue a reiterar que o Chrome OS continuará vivo e de boa saúde, a afirmação não deixará de soar um pouco oca, quase numa posição de negar o final previsível: de que daqui por dois anos, o Android já terá dado início à sua ofensiva em direcção aos portáteis (e até desktops), aproveitando-se do domíno que tem no segmento mobile para o tentar obter também no segmento actualmente dominado pelo Windows da Microsoft.


... Não deixará de ser um pouco curioso que para isso contribua o excelente trabalho que a Microsoft tem feito, ao criar apps excelentes dos seus serviços, para Android. Um trabalho que fará com que muitos comecem a constatar que, para todos os efeitos... uma máquina Android já lhes será suficiente para fazerem tudo o que precisam fazer num computador.

4 comentários:

  1. E finalmente o Linux poderá ser chamado de verdadeiro Sistema Operativo das massas...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Não vamos confundir as coisas... Está bem?

      Eliminar