2015/10/27

Google patenteia sistema para diferenciação entre condutores e passageiros num automóvel


Quando se está a conduzir não se deve estar distraído a brincar com o smartphone, mas até ao momento a maior parte das apps que se preocupam com esta questão limitam-se a exibir um aviso a perguntar se somos um passageiro - coisa a que o condutor prontamente responderá que "sim". No entanto o Google pensa ter uma solução para esse problema.

Confesso que muitas vezes fico preocupado com os sistemas complicados que são desenvolvidos para tentar resolver problemas que provavelmente não terão solução. Em tempos, alguém teve a brilhante ideia de usar o GPS para detectar a velocidade do utilizador, e assim bloqueando a interacção com a app quando se seguia num veículo - esquecendo-se por completo que a app poderia estar a ser utilizada por um passageiro, que teria toda a legitimidade para querer mexer nela, mesmo em andamento.


Agora, o Google atira ainda mais complexidade para cima deste problema, recorrendo às informações dos gestos recolhidos por um smartwatch ou outro wearable, para determinar se o utilizador em questão estará a fazer gestos de condução, e assim descobrir se é o condutor ou um passageiro.

A ideia até é interessante e pode fazer sentido, de um ponto de vista tecnológico, mas novamente não posso deixar de pensar que todo este sistema se torna um pouco ridículo, quando a resposta de um condutor que se sentisse limitado por este método de detecção seria óbvia: tirar o seu smartwach do pulso quando entrasse no automóvel (ou desligá-lo).

Vamos lá Google, dedica-te a fazer carros que dispensem os condutores, e deixa de perder tempo com soluções teóricas condenadas ao falhanço se transpostas para o mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)