2015/11/24

Os abusos de privacidade dos passatempos no Facebook

Hoje em dia não há semana que passe sem nos deparamos com uma qualquer notícia sobre potenciais abusos da privacidade das pessoas - mas mais assustador serão todas as situações em que as pessoas permitem, elas próprias, esses abusos. Um dos exemplos mais flagrantes chega-nos de um dos mais recentes apps de sucesso no Facebook, que parece apenas ser uma coisa divertida que nos mostra que palavras escrevemos mais frequentemente.

Muitos utilizadores do Facebook não hesitam em aderir aos jogos, passatempos e demais coisas "engraçadas" que possam surgir, mas alguns deles poderão nem sequer ter consciência daquilo em que se estão a meter. Quando alguém quer aceder a uma destas coisas, normalmente tem que passar por um ecrã que indica as permissões que a app pede:


E é aqui que se deve ter bastante atenção ao que a app, jogo, passatempo, etc. querem pedir. Coisas como pedir o acesso às informações do utilizadores é algo natural, uma vez que se pretende identificar quem é... mas quando se começa a ver coisas como, poder escrever no Facebook por nós, aceder às nossas fotos, aceder às informações dos nossos amigos, e ter acesso aos nossos dados a qualquer altura, mesmo quando não se estiver a usa a app... é o momento de reflectirem se realmente se justificar dar tudo isto em troca de uma "curiosidade" como uma app que nos vai mostrar as palavras que usamos com maior frequência no Facebook.

Por um lado, quase dá vontade de simplesmente dizer que, quem nem se dá ao trabalho de ler as permissões que está a dar, está a ter o que merece; por outro lado, há que relembrar que o que interessa é consciencializar e educar as pessoas, para que tomem as suas opções com a devida consciência do que estão a fazer. Qualquer utilizador estará livre para dizer que aceita estas condições (mesmo se ao fazê-lo também está a divulgar informação sobre todos os seus amigos, incluindo aqueles que podem não gostar nada de ter os seus dados a circular "sabe-se lá por onde")... mas ao menos que o faça sabendo o real custo que isso tem.

No caso deste quiz da Vonvon.me, já conta com os dados de 16 milhões de utilizadores do Facebook (e seus amigos), que certamente irão render uns dólares jeitosos ao serem vendidos a serviços de spam, marketing, etc.


Idealmente, o Facebook deveria dar aos utilizadores a opção de poder desmarcar selectivamente as coisas a que não se quer dar acesso - ao estilo do que se pode fazer no iOS e Android. Mas... é preciso não esquecer que estamos a falar de um serviço que até incentiva os utilizadores a pagar para que os seus próprios amigos possam ver aquilo que lá se colocou. O que já ajuda a perceber o verdadeiro interesse da plataforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)