2015/11/14

Por onde andam as nossas sondas espaciais?


O nosso desejo de explorar o Universo tem feito com que, ao longo das últimas décadas, muitas tenham sido as sondas enviadas para o espaço - e nem sempre é fácil lembrarmos-nos de todas elas ou por onde elas andam. Felizmente há quem dê uma ajuda.

O site Spaceprob.es foi criado por Ariel Waldman (Spacehack) e Lisa Ballard (web developer do SETI) e dá-nos informação sobre mais de 30 sondas que lançamos do nosso planeta para cumprirem a sua missão. Podemos ordená-las por data de lançamento ou distância da Terra; e embora muitas delas dispensem apresentação (bastará referir as recordistas Voyager 1 e Voyager 2) certamente encontrarão por lá algumas que poderiam desconhecer.

Clicando em cada uma delas temos direito a um curto resumo sobre a descrição da missão assim como a sua data de lançamento e outros dados de interesse, e serve também como um excelente exemplo de como a nossa mente não está definitivamente preparada para lidar com tais distâncias astronómicas. Isto é, tomando os 20 mil milhões de quilómetros a que está a Voyager 1 como referência, os 11.33 milhões de quilómetros da Hayabusa 2 até parecem "aqui ao lado".

Também de destacar a "rapidinha" New Horizons, que embora só esteja no espaço há cerca de uma década também já está a 5 mil milhões de quilómetros de distância. As Voyager já vão com o triplo e quadruplo disso, mas há que ter em conta que contam com três décadas de avanço (foram lançadas em 1977).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)