2015/11/13

Produtores processam estado Holandês devido aos prejuízos da pirataria


Os produtores e distribuidores Holandeses acham que o governo Holandês não tem feito o suficiente para combater a pirataria, e por isso avançam com um processo para que se leve o assunto mais a sério e se persigam os piratas e todos os que descarregarem conteúdos ilegais.

Não importam os estudos que revelam que quem faz downloads ilegais até gasta dinheiro a comprar conteúdos, quando a indústria vê as receitas a cair não há melhor bode expiatório, ignorando o facto das pessoas transferirem os seus gastos para serviços de streaming como Netflix e Spotify (entre outros).

Que não haja dúvidas que o objectivo de todas estas reclamações é apenas uma. Tal como cá já se vai garantindo o tacho de algumas entidades de defesa dos autores (que é algo bem diferente do que os autores propriamente ditos) à custa da taxa sobre todas as memórias e discos, independentemente do uso a que se destinam; o que estas entidades desejam é fazer com que algo idêntico aconteça para todo e cada byte que for descarregado da internet, em jeito da compensação pelas vendas que eles imaginariam ter e que dizem estar a perder devido à pirataria.

Por um lado, quase que desejava que tal acontecesse e ficasse arrumado de uma vez por todas. Aumentem mais 1 euro por mês à conta da internet, e deixem que cada um aceda ao que bem quiser e sem se chatearem mais com isso. Claro... é algo utópico. Sim, não há dúvidas que tal taxa irá surgir mais tarde ou mais cedo... mas será pagar por pagar e sem que se tenha qualquer benefício em troca, sendo que continuarão a chorar e reclamar de todos os prejuízos provocados pela internet.

... Quando derem por ela, estarão a tentar justificar a cobrança de taxas por conteúdos que já ninguém conhecer nem quer conhecer, porque as pessoas já só vêem coisas que nasceram na internet e que podem ver gratuitamente ou pagando por elas sem intermediários...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)