2015/11/16

Visionox cria ecrã AMOLED de 4.85" com 2560x1440 pixeis


A moda dos phablets parece ter vindo dar resposta aos apetites do mercado por smartphones maiores, mas por outro lado também veio relembrar que há quem continue a preferir modelos mais compactos, que possa segurar numa mão sem ter que fazer malabarismo. A Visionox mostra-nos que tal poderá ser feito sem sacrificar nas características do ecrã.

Embora algumas marcas continuem a disponibilizar smartphones mais compactos, muitas vezes isso é feito cortando nas características dos componentes. Em vez de um CPU de topo temos um mais comedido; em vez de um ecrã de alta-resolução ficamos "apenas" com um ecrã Full HD, etc. etc.

Mas agora, volta a esperança para quem deseja ter um smartphone de topo sem que isso signifique ter que andar com um smartphone gigante no bolso. A Visionox demonstrou um protótipo de um ecrã AMOLED com 604ppi que consegue colocar 2560x1440 pixeis num ecrã com diagonal de apenas 4.85". E ainda por cima, estamos a falar de um ecrã que não rouba nos subpixeis, tendo um subpixel R, G, B, para cada pixel (ao contrário do que acontece com os padrões pentile que se encontram em muitos ecrãs AMOLED.)

O problema é que se trata apenas de um protótipo e, para termos uma ideia da capacidade de produção da Visionox, conseguem fazer apenas 4000 substratos de ecrãs por mês para os seus ecrãs AMOLED de 5.5" (que eventualmente passarão a 15000 quando a produção estabilizar) - sendo que a percentagem de ecrãs utilizáveis será muito inferior. Mesmo que se estivesse a falar de ecrãs com 100% de taxa de produção sem erros, alguém que quisesse fazer uma encomenda de 100 mil ecrãs teria que esperar mais de meio ano; e se se estivesse a falar de fornecer uma marca como a Apple que num fim de semana de lançamento vende 10 milhões de smartphones, ocuparia a sua capacidade de produção durante...  55 anos!

... Já nos dá uma ideia da escala a que trabalham alguns dos fabricantes de componentes (e também porque motivo a Apple ainda não terá dado o salto dos LCDs para os OLEDs.)

1 comentário:

  1. a densidade deste ecrã é ainda um menino á beira dos 800 e tal que a sony tem no seu xperia z5 premium.

    ResponderEliminar