2016/04/28

Apple CareKit quer revolucionar a saúde digital e chega hoje ao GitHub


A importância da informação é bem conhecida (basta ver todas as questões relacionadas com o tracking dos utilizadores), e ainda mais o é quando se aplicar a dados sobre a saúde das pessoas, que irá potenciar a entrada numa nova era - na qual a Apple quer estar em lugar privilegiado com o seu ResearchKit e CareKit.

Actualmente, os ensaios clínicos são feitos em escala bastante limitada (mesmo que se usassem 10 ou 20 mil pessoas, continuaria a ser uma percentagem ínfima de toda a população), e a Apple quer que esse número passe a ser de "milhões", disponibilizando uma quantidade de dados exponencialmente mais relevante.

O ResearchKit e CareKit são as ferramentas que a Apple propõe para isso, com o ResearchKit a deixar que qualquer utilizador possa aderir a ensaios clínicos que sejam do seu interesse; e o CareKit a ser uma framework open-source que facilita a criação de apps de monitorização do estado de saúde, facilitando a partilha de dados com os médicos, e a criação de sistemas mais pró-activos de acompanhamento.

Por exemplo, associado a dispositivos que registem automaticamente coisas como o peso, tensão arterial, pulsação, etc. (ou através da introdução manual destes valores, de forma regular), não só se cria um histórico de dados que será de grande importância para futuros diagnósticos em caso de problemas, como se poderão criar sistemas que preventivamente permitam detectar potenciais problemas antes que se tornem em "grandes problemas" de saúde. Os médicos poderão ainda recomendar a utilização de apps específicas para acompanhamento de doenças crónicas, ou para seguimento do período pós-operatório.

Já que tanto se usa o tracking e informações recolhidas para o nosso comodismo (e para nos impingir publicidade), será bom ver o mesmo tipo de táctica aplicado a coisas que potencialmente poderão salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)