2016/04/28

Comcast aumenta limites de tráfego de 300GB para 1TB


Bem a propósito da notícia que referia que os limites de dados dos operadores começava a ser um incómodo para as famílias que dão uso streaming, eis que a Comcast anunciou que irá aumentar o limite de dados dos 300GB mensais para 1TB.

Confesso que não esperava ver um operador (e muito menos a Comcast) a reagir com tanta rapidez à óbvia necessidade de actualizar os limites de consumo de dados. A própria Comcast refere que se em 2013 apenas 2% dos seus clientes usava mais de 300GB de dados por mês, no final de 2015 esse número já tinha subido para os 8%, sendo um valor que irá continuar a aumentar de forma cada vez mais rápida.

A partir de 1 de Junho, a Comcast vai passar o limite dos actuais 300GB para 1TB/mês, o que será uma excelente notícia para todos os que tinham que pagar $10 extra por cada 50GB de dados adicionais que consumissem. Mas, se 1TB será uma quantidade de dados generosa (actualmente), quem não irá gostar das alterações são os clientes que preferem estar mesmo livres de limites... pois a Comcast vai aumentar o valor da taxa de acesso ao "verdadeiramente ilimitado" de $30 para $50/mês.

Ainda assim, penso que o resultado é positivo para a maioria dos clientes, pois parece-me mais benéfico aumentar os limites de todos para 1TB/mês (e cobrar um pouco mais ao número reduzido que quiser ir para além disso); do que beneficiar a percentagem reduzida dos clientes mais gastadores, à custa de todos os outros. Seria bom que por cá também os nossos operadores fossem mais transparentes quanto aos limites "secretos" que muitas vezes aplicam... e também actualizassem esses limites para valores na ordem do 1TB/mês,

5 comentários:

  1. Já a Vodafone a partir dos 100GB dos "ilimitados" corta a velocidade de ligação para um verdadeiro caracol. Na casa dos meus pais sou obrigado ter um serviço destes pois ADSL é demasiado instável e lenta naquela zona rural. Com netflix, YouTube e facebook aqueles 100GB desaparecem num ápice. É triste para quem vive fora da cidade e este foi um dos muitos motivos que me levou a sair do campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive Vodafone Fibra 100/10 e nunca me cortaram a "torneira" e facilmente ultrapassava/ultrapasso os 500GB.
      Neste momento estou com a Meo e nota-se qualidade inferior no fornecimento do serviço de internet Fibra 100/10...!

      Eliminar
    2. Há quase um ano que tenho o NET Voz Fixa da Vodafone com um hotspot 4G e acho que ainda não passei um mês abaixo de 100GB, quase sempre bem acima dessa marca e nunca senti cortes de velocidade.

      Eliminar
  2. Na NOS faço consumos de 150, 200 GB por mês e nunca notei nenhuma garrote nas velocidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na NOS o "limite" é de 500GB (ou era, há algum tempo atrás.)

      Eliminar