2016/06/02

Análise ao cartão microSD Kingston Class 4

Embora muitos smartphones tenham abdicado do slot para cartões de memória, há muitos que continuam a usá-lo, sendo uma das formas mais económicas de expandir a capacidade de armazenamento do smartphone. Hoje o Luis Costa traz-nos um dos modelos mais económicos da Kingston.


O microSD Kingston Class 4


Frequentemente surge a questão: que cartão SD comprar? Logo de seguida aparece um rol de perguntas sobre a capacidade e desempenho. Por forma a podermos responder a estas questões, endereçámos um convite à Kingston para cedência de alguns do seus cartões microSD para teste.

A resposta da Kingston foi positiva, pelo que no seguimento do teste ao cartão microSDHC/XC Class 10 UHS-I temos agora a entrada de gama, com um cartão microSDHC de classe 4.


Para enquadrar este artigo, convém recordar a classificação dos cartões, sendo que no caso deste cartão de classe 4, temos um bus High Speed com máximo teórico de 25MB/s.


Testes de desempenho

Para testar este cartão, utilizei o Kingston HS4 All-In-One Media Reader ligado a uma porta USB 3.0 de um PC equipado com um SSD Hyper X Savage. O primeiro testes consistiu em copiar um ISO para o cartão microSD e posteriormente, deste para o PC.

Modo escrita vs leitura


O ISO de 3.41GB demorou 255 segundos a copiar, o que equivale a uma taxa de transferência de 13,7MB/s. Em leitura os 3.41GB demoram 158s a ser copiados para o PC, a uma velocidade de 22MB/s, valor mais próximo do máximo teórico para um cartão SDHC 2.0.


Uma pasta com 95 imagens que perfaziam 338MB demorou 40s a copiar para o microSD, baixando a velocidade para 8,45MB/s.


O teste realizado com o H2testw confirmou os resultados obtidos na cópia do ISO, registando 13,7MB/s em escrita e 21,6MB/s em leitura.


Sendo os equipamentos móveis um dos principais destinos dos cartões microSD, houve também que testar este cartão num smartphones, tendo para isso utilizado o Samsung Galaxy S7 e a aplicação A1 SD Bench.

Os resultados obtidos estão em linha com os testes realizados no PC, com o A1 SD a registar 12,97MB/s em escrita e 20,25MB/s em modo leitura.


Apreciação Final

Um cartão de classe 4 como este microSD da Kingston, não está talhado para grandes velocidades - para isso a marca tem outras opções no mercado. Este é um cartão que tem como principal missão o armazenamento de informação onde a questão da velocidade não seja crítica. Para guardar fotos num smartphone, é uma boa opção.

Podem adquirir apenas o cartão, mas têm ainda a possibilidade de o comprar com um adaptador para cartão SD e ainda uma pen USB para ligar ao PC. Este microSD Kingston Class 4 está disponível em versões de 4, 8, 16 e 32GB, sendo que a versão testada pode ser adquirida por valores na casa dos 6€.



microSD Kingston Class 4


Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)