2015/10/12

Análise ao SSD Kingston HyperX Savage

Os SSDs são um dos componentes que mais impacto tem no desempenho de um computador, sendo indispensáveis para todos os que não toleram atrasos nas suas máquinas. Hoje, o nosso Luis Costa diz-nos que tal se comporta o HyperX Savage da Kingston.



Os SSD são um dos componentes que passaram a ser obrigatórios numa máquina com elevado desempenho. Na verdade, a sua ausência pode modificar o comportamento de um computador, asfixiando a performance de componentes de inquestionável valor.

Se por algum acaso ainda não têm um SSD no vosso PC/portátil, perguntem a alguém que conheçam qual é a sua opinião relativamente à substituição do disco rígido por um SSD.

O Kingston HyperX Savege


O modelo que hoje apresentamos é o Kingston HyperX Savage, o mais recente modelo da marca para o segmento de elevado desempenho, que se apresenta finalmente como um digno sucessor dos já velhinhos HyperX e HyperX 3K.



Este SSD utiliza a ligação SATA 3.0 6Gb/s e está disponível em quatro capacidades de armazenamento: 120, 240, 480 e 960GB. Pode ser adquirido em versão "stand alone" ou em kit de actualização. A principal novidade foi a substituição do controlador SandForce por um Phison PS3110-S10, o qual é responsável por garantir as velocidades anunciadas de 560 e 530MB/s, em leitura e escrita, respectivamente. Tem 1 milhão de horas como MTBF, pelo que podem dormir descansados.


Dentro caixa, encontramos dois bónus. Um autocolante "Hyper X", e uma licença do Software Acronis True Image HD, uma das referências no que à cópia integral de discos e partições diz respeito. Com esta aplicação podem com toda a facilidade copiar o conteúdo que bem entenderem para o novo SSD, se bem que estas alturas são sempre indicadas para uma instalação de raiz, com todos os benefícios que daí advêm.



O SSD vem alojado num rectângulo de espuma, que também aloja um adaptador para 3,5" e um espaçador para 9,5mm.

Como podem constatar pela primeira imagem deste artigo, é um crime colocar este SSD fechado dentro do PC ou portátil. O seu design está fantástico, bem merecia uma posição que lhe desse visibilidade física.


Em funcionamento


A bateria de testes foi realizada num PC com um Windows 8 gentilmente cedido pela Microsoft Portugal. O CPU i5 e memórias cedidos pela OSG já são vossos conhecidos. A board utilizada foi uma Gigabyte H77M-D3H.

Esta é a minha máquina de trabalho, e tem todo o software e jogos que utilizo no dia a dia. Esta instalação foi replicação no SSD Savage através do software Acronis. SSD estava já com 70% do espaço ocupado.


Driver do controlador SATA


Software utilizado:

Resultados obtidos para ASSD, ATTO, CrystalDiskMark e HDTune, por esta ordem.


Estes resultados foram obtidos tendo o SSD Savage como unidade de boot, e tal como já referido, com 70% do espaço preenchido. Essa pode muito bem ser a explicação para a variação de taxa de transferência no HD Tune. ATTO e Crystal Mark estão dentro do intervalo anunciado pela marca, ao passo que o AS SSD apresenta valores ligeiramente inferiores.

De referir ainda o tempo de acesso em leitura do AS SSD, bastante superior ao reflectido em outros testes com este SSD. Embora o tenha testado em várias máquinas, nunca consegui um valor inferior, mas por essa internet fora, há vários relatos de valores substancialmente inferiores. Fica a informação.

Mesmo com o SSD com pouco espaço livre, estes testes ficam sempre longe de reflectir a experiência que podemos obter nas tarefas no dia a dia. Para avaliar o desempenho do SSD, utilizei um outro SSD ligado igualmente a uma porta SATA III. Os resultados obtidos foram os abaixo apresentados.


30,55s escrita para 7,42GB / 32,58s leitura para 7,78GB

No "mundo real", 250/240MB/s são valores muito interessantes e que batem qualquer disco rígido, que fica apenas com a vantagem de manter um custo por MB inferior. O arranque do Windows 8 demorou 12,75s no Savage, uma melhoria face aos 14,80s do Hyper X original.


Apreciação Final


A Kingston continua a pautar-se por um perfil de marca de confiança, com produtos de qualidade superior, ao que juntou neste SAVAGE um design verdadeiramente espectacular. A evolução face ao Hyper X é fantástica, mas também é preciso recordar que tivemos de aguardar quatro anos e uma nova interface SATA. As velocidades são interessantes e por certo vão agradar a todos que decidirem adquirir este modelo.

Têm ainda como extra a licença do software Acronis, bastante útil para migrações e cópias de segurança. O facto de ter apenas 7mm de espessura confere-lhe a possibilidade de ser instalado em ultrabooks. Este modelo de 240GB pode ser encontrado nas lojas da especialidade com valores na ordem dos 110 euros.


Kingston HyperX Savage SSD

Prós
  • Novo controlador
  • Cumpre os valores anunciados
  • Software Acronis como extra

Contras
  • Chega tarde ao mercado, com forte concorrência

Por: Luis Costa

3 comentários:

  1. Curiosamente usamos muitos discos HyperX no passado e tivemos imensos problemas com estes modelos. Discos que deixavam de funcionar e com consequente crash das máquinas. Optamos por deixar de comprar este modelo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, tenho um a bombar desde a análise, com muito "quilómetros" e zero problemas.
      4 anos, sem nada a reportar.

      Eliminar
  2. Lamentavelmente hoje o meu savage de 480gb apenas deteta a controladora e diz 0gb ... Foi se e nem tinha 1 ano, sou do ramo IT e também temos tido muitos problemas com os Ssd há uns 4 anos uns ssd da OCZ modelo petrol berraram todos... Foi o caos....

    ResponderEliminar