2016/06/02

Notícias do dia

Estudo da Samsung revela que portugueses são fãs da tecnologia mas que 70% fingem conhecer termos tecnológicos; novo monitor 5K da Apple virá com GPU integrado; temos uma promoção de
câmaras IP a preço reduzido; e que muitos portáteis são vulneráveis de origem graças ao software pré-instalado.

Esta semana estamos a oferecer um suporte articulado para tablet; e já de seguida as notícias do dia:

OnePlus 3 chega a 14 de Junho e sem convites



Já temos data para o lançamento do próximo OnePlus 3. O novo smartphone topo de gama da marca chega a 14 de Junho, e desta vez dispensa o já odiado sistema de convites que obrigava os interessados a esforço redobrado para conseguirem comprar o smartphone que tanto desejavam.

Agora é só esperar que o OnePlus 3 seja mais próximo na relação qualidade/preço com o modelo original do que com o "2", e que os servidores se aguentem no dia de lançamento (a recente experiência a oferecer óculos VR já foi um teste para avaliar como os servidores reagiriam a um volume elevado de visitantes.) E claro... podem também candidatar-se para testarem este OnePlus 3.

Facebook aplica Inteligência Artificial para perceber o que os utilizadores escrevem



E se fosse possível pesquisarem coisas no Facebook por "emoções"; ao estilo de "mostra-me coisas cómicas que eu escrevi o ano passado?" Em breve isso e muito mais poderá ser possível, pois o Facebook está a aplicar sistemas de Inteligência Artificial para compreender e interpretar aquilo que se escreve.

No fundo acaba por ser uma evolução do reconhecimento de imagens que já permite detectar aquilo que uma foto contém, mas que agora irá ainda mais longe ao tentar perceber o que as pessoas estão a dizer, e assim podendo diferenciar entre a menção de algo em diferentes contextos. (Infelizmente, é daquelas coisas que deverá demorar ainda alguns anos até que seja expandido do inglês para o português... a não ser que a inteligência artificial seja suficientemente inteligente para aprender português sem precisar dos programadores do Facebook.)


Periscope vai usar utilizadores aleatórios como júri para comentários abusivos



Qualquer serviço actual tem que considerar a infeliz situação de ter que lidar com comentários abusivos, e no caso do Periscope a solução encontrada não recorre a inteligência artificial mas sim à inteligência real dos próprios utilizadores.

Sempre que algum comentário for marcado como abusivo, o mesmo irá ser sujeito a "julgamento" por cinco utilizadores escolhidos aleatoriamente. Se a maioria deles achar que é abusivo, o comentador será silenciado temporariamente, e se insistir no mesmo tom de conversa, arrisca-se a ficar silenciado permanentemente.


Google Home vai ter botão para "evitar escutas"



Com as preocupações de privacidade a estarem no topo das questões "sensíveis" da actualidade, a Google não quer arriscar problemas e disponibilizará um botão para desactivar o microfone no Google Home e assim evitar preocupações sobre o que poderá estar a escutar.

Claro que sem poder escutar os utilizadores o Google Home perde grande parte da sua razão de ser, mas ainda assim poderá ser usado como o hub central para controlar a casa usando apps, ou rotinas temporizadas, ou ainda como centro multimédia para a reprodução de conteúdos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)