2016/09/12

iPhone 7 não terá garantia contra danos causados por líquidos


O recém-anunciado iPhone 7 pode trazer finalmente a certificação de resistência à água, mas não esperem ver a Apple trocar iPhones por os terem levado ao banho.

Os iPhones mais recentes, como o iPhone 6S e o iPhone SE, já eram "tecnicamente" à prova de água embora isso não viesse anunciado. No iPhone 7, a Apple optou por oficializar essa característica, mas tenta prevenir-se já contra os potenciais abusos, que já levaram outras marcas a fazer comunicados de que os seus smartphones são à prova de água mas não devem ser utilizados debaixo de água.

Mas entre oficializar e promover vai uma grande diferença, e a Apple faz precisamente o oposto, referindo na sua página oficial que não irá dar garantia por danos causados por líquidos.
O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus são resistentes à água, pó e salpicos e foram testados em laboratório, em condições controladas, obtendo a classificação IP67 segundo a norma IEC 60529. A resistência à água, pó e salpicos não é permanente e pode diminuir com o desgaste normal. Não tente carregar um iPhone molhado. Veja como limpar e secar o dispositivo no manual do utilizador. A garantia não cobre danos causados por líquidos.

Ou seja, tal como acontece com outros dispositivos "resistentes à água", é aconselhável tratar essa capacidade como uma forma de protecção contra mergulhos acidentais e não como algo que se deva fazer regularmente - como tirar fotos debaixo de água quando se vai para a praia ou piscina.

No melhor dos casos, podem acabar por descobrir que a protecção até funciona muito para além do que se esperaria (como no caso do Apple Watch que passou 6 semanas debaixo de água), no pior, podem descobrir que afinal a resistência à água não é tão boa quanto devia.


Resta agora saber se não teria sido melhor a Apple continuar como estava, não anunciando a característica de modo a não ter que lidar com os abusos que virão; embora se perceba o seu desejo de não querer que a resistência à água fosse um dos argumentos que levasse alguns potenciais clientes a optar por produtos da concorrência.

3 comentários:

  1. Que diz Apple, diz todas. Nenhum fabricante cobre em garantia danos decorrentes de mau uso ou uso indevido. Mergulhar um telemóvel em água é uso indevido.

    ResponderEliminar

[pub]