2016/09/12

iPhone 7 não terá garantia contra danos causados por líquidos


O recém-anunciado iPhone 7 pode trazer finalmente a certificação de resistência à água, mas não esperem ver a Apple trocar iPhones por os terem levado ao banho.

Os iPhones mais recentes, como o iPhone 6S e o iPhone SE, já eram "tecnicamente" à prova de água embora isso não viesse anunciado. No iPhone 7, a Apple optou por oficializar essa característica, mas tenta prevenir-se já contra os potenciais abusos, que já levaram outras marcas a fazer comunicados de que os seus smartphones são à prova de água mas não devem ser utilizados debaixo de água.

Mas entre oficializar e promover vai uma grande diferença, e a Apple faz precisamente o oposto, referindo na sua página oficial que não irá dar garantia por danos causados por líquidos.
O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus são resistentes à água, pó e salpicos e foram testados em laboratório, em condições controladas, obtendo a classificação IP67 segundo a norma IEC 60529. A resistência à água, pó e salpicos não é permanente e pode diminuir com o desgaste normal. Não tente carregar um iPhone molhado. Veja como limpar e secar o dispositivo no manual do utilizador. A garantia não cobre danos causados por líquidos.

Ou seja, tal como acontece com outros dispositivos "resistentes à água", é aconselhável tratar essa capacidade como uma forma de protecção contra mergulhos acidentais e não como algo que se deva fazer regularmente - como tirar fotos debaixo de água quando se vai para a praia ou piscina.

No melhor dos casos, podem acabar por descobrir que a protecção até funciona muito para além do que se esperaria (como no caso do Apple Watch que passou 6 semanas debaixo de água), no pior, podem descobrir que afinal a resistência à água não é tão boa quanto devia.


Resta agora saber se não teria sido melhor a Apple continuar como estava, não anunciando a característica de modo a não ter que lidar com os abusos que virão; embora se perceba o seu desejo de não querer que a resistência à água fosse um dos argumentos que levasse alguns potenciais clientes a optar por produtos da concorrência.

3 comentários:

  1. dados ou danos?
    pequeno erro no titulo

    ResponderEliminar
  2. Que diz Apple, diz todas. Nenhum fabricante cobre em garantia danos decorrentes de mau uso ou uso indevido. Mergulhar um telemóvel em água é uso indevido.

    ResponderEliminar